Alckmin inaugura sistema de tratamento de esgotos em Elias Fausto

Investimentos de R$ 3,7 milhões beneficiam 3 mil moradores do Distrito Cardeal e melhoram a qualidade das águas da Bacia do Piracicaba-Capivari-Jundiaí

seg, 02/09/2013 - 19h03 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta segunda-feira, 2, o sistema de tratamento de esgotos do Distrito Cardeal, no município de Elias Fausto. As obras, iniciadas em 2009, foram concluídas no último mês de junho e beneficiam diretamente 3 mil moradores do Distrito Cardeal.

“Nós estamos trabalhando para que, até o final do ano que vem, todos os municípios operados pela Sabesp, no interior, tenham o sistema de saneamento universalizado, que significa 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado”, explicou o governador.

Foram investidos R$ 3,74 milhões no sistema de esgotamento sanitário, constituído por estação de tratamento de esgotos, com capacidade para tratar 6 litros/segundo, composta por reator anaeróbio de fluxo ascendente, tanque de aeração, decantador e lagoa de polimento e 425 metros de emissário final, além de toda a adequação urbanística da área.

Elias Fausto já é um município universalizado, com 100% de abastecimento de água, 97% de esgoto coletado e 100% de tratamento. Entretanto, a obra agora inaugurada amplia a capacidade de tratamento e proporciona melhoria na qualidade do efluente final da ETE.

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, e o prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli participaram da inauguração no Distrito Cardeal, juntamente com a população e demais autoridades da região.

Benefício para a Bacia Hidrográfica

A cidade de Elias Fausto pertence à Bacia Hidrográfica do PCJ (Piracicaba-Capivari-Jundiaí), que é composta por 57 municípios, dos quais 21 são operados pela Sabesp, sendo cinco deles já universalizados. A nova ETE contribui diretamente para a melhoria da qualidade das águas do Capivari, um dos principais rios da Bacia.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604 / 5335