Alckmin inaugura serviço de ginecologia especializado em mulheres com deficiência

Projeto ‘Sábado sem Barreiras’ no Hospital estadual Pérola Byington, vai oferecer exames ginecológicos a pacientes com mobilidade física e intelectual reduzida

sáb, 28/07/2012 - 13h24 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin abriu neste sábado, 28 de julho, um serviço ambulatorial especializado na assistência em saúde de mulheres com deficiência. Localizado no hospital estadual Pérola Byington, o projeto “Sábado sem Barreiras” visa oferecer assistência em saúde ginecológica para mulheres com mobilidade física ou intelectual reduzida.

“Hoje começa no Estado de São Paulo um serviço de saúde inovador para mulheres com deficiência. Este programa é feito aos sábados, com isso, utilizamos os serviços de saúde ociosos, o que facilita para as famílias, porque o trânsito é melhor aos sábados”, afirmou Alckmin.

Os atendimentos, que serão realizados sempre no último sábado de cada mês, das 8h às 12h, ocorrerão em um ambulatório localizado no 2º andar do hospital, composto por sala de espera, sala de atendimento individual, sala de exames e sala de coleta de materiais, e contará com assistência de uma equipe multidisciplinar composta por médicos ginecologistas, enfermeiros, psicoterapeutas e psicólogos. O projeto recebeu investimento de R$ 20 mil para a compra de equipamentos e adequação do espaço físico.

Para passar pelo atendimento médico no projeto “Sábado Sem Barreiras”, a paciente com deficiência, seja física ou intelectual, deve fazer agendamento prévio por telefone sempre na segunda semana do mês, às segundas, terças ou quintas-feiras, entre 10h e 12h, pelo telefone (11) 3248-8123. Serão atendidas, em média, 1.000 mulheres por ano.

Durante a consulta, cada paciente vai receber um cartão de identificação, onde serão inseridos os resultados dos exames básicos de ginecologia como papanicolau e ultrassonografia, além de exames de rotina, como os de urina e de sangue, para verificação de taxas de glicemia e colesterol. Mulheres com mais de 50 anos também poderão fazer exame de mamografia.

Os resultados dos exames por imagem, como ultrasonografia, serão entregues no mesmo dia da consulta, possibilitando, assim uma maior comodidade. Já os resultados de outros exames mais complexos e que eventualmente não fiquem prontos na hora,  poderão ser consultados pelas pacientes ou seus familiares via internet, serviço considerado inédito e exclusivo para estas pacientes. Elas também poderão ser informadas, por telefone, caso tenham que retornar ao hospital Pérola Byington para realizar o tratamento de alguma patologia detectada nos exames.

Outro diferencial do projeto se deve ao fato de ser considerado “sem tempo de espera”, já que, durante o período que antecede a consulta, as pacientes poderão participar de grupos de discussões com psicólogos e psicoterapeutas sobre sexualidade e outros temas do cotidiano da pessoa com deficiência. Serão realizados dois grupos de discussões por sábado, com início às 8h e às 10h.

“O objetivo do projeto é, não só ampliar, mas facilitar o acesso das mulheres com algum tipo de deficiência ao atendimento médico ginecológico. Queremos oferecer atenção especial a esse público-alvo, que, em muitos casos, deixa de lado os cuidados com a saúde por enfrentar dificuldades de mobilidade ou por temer a possibilidade de sofrer qualquer tipo de preconceito ou discriminação”, diz o diretor do Hospital Pérola Byington, Luiz Henrique Gebrim.

O hospital estadual Pérola Byington fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 683, bairro Bela Vista, região central de São Paulo.
 
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo