Alckmin inaugura primeiro pôlder da marginal Tietê

Obra, que fica sob a ponte da Vila Maria, é a primeira de um conjunto de equipamentos que tem objetivo de minimizar inundações nas marginais do rio

qui, 06/03/2014 - 13h49 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 6, o pôlder localizado na margem direita da ponte da Vila Maria, na marginal Tietê. A obra incrementará os resultados das ações realizadas no combate às enchentes na Região Metropolitana de São Paulo, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas. “Esses equipamentos darão uma garantia muito grande para prevenir as enchentes. Com esse sistema, a água que parar embaixo das pontes será imediatamente drenada para o reservatório e depois devolvida ao rio”, explicou o governador.

Este é o primeiro de um conjunto de pôlderes que estão sendo implantados na Marginal Tietê, junto às pontes da Vila Maria (margem esquerda 50% executado), Aricanduva (margem direita 82% executado e esquerda 40% executado), Vila Guilherme (margem esquerda 50% executado) e Limão (margem direita, muro pôlder concluído, aguarda liberação ambiental para retirada de árvores para construção reservatório). Incluindo o pôlder da Vila Maria (margem direita), o pacote representa um investimento de R$ 61,6 milhões. Com esse sistema de pôlderes será possível aumentar em 20% a vazão máxima do rio Tietê.

A iniciativa do DAEE repercutirá em efeito semelhante ao alteamento dos pontos mais baixos, o que significa que a vazão do rio poderá ser aumentada em até 20% sem risco de extravasamento, ampliando em 200 m³/s na região do Cebolão.

Pôlderes

Os pôlderes são estruturas hidráulicas artificiais, uma das mais clássicas técnicas de drenagem para controle de enchentes em locais de baixa altitude próximos a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar.

A construção do sistema de pôlderes na Marginal Tietê se faz necessária devido à altitude variável da região que compreende o rio. Essa característica foi agravada pelo rebaixamento realizado na via ao longo das últimas décadas, com o objetivo de possibilitar a passagem de veículos altos por baixo das pontes existentes, vulnerabilizando o tráfego e a população circunvizinha quando ocorrem grandes precipitações.

DAEE
(11) 3293-8508 / 8475