Alckmin inaugura primeiro laboratório de robótica e neuromodulação em reabilitação do país

Pioneira em uso de robôs na reabilitação, Rede Lucy Montoro apresenta novas tecnologias para atender pessoas com deficiência

ter, 04/06/2013 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 4 de junho, o primeiro Laboratório de Robótica e Neuromodulação Aplicados à Reabilitação do país. De forma pioneira, a Rede Lucy Montoro irá aliar ao processo de reabilitação de seus pacientes exames e estudos na área de neurologia com 13 equipamentos de ponta. Trata-se de uma parceria entre as secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Saúde e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

“Hoje entregamos treze moderníssimos equipamentos que unem robótica e neuroplasticidade. Aqui, na unidade da Vila Mariana, nós teremos a parte de atendimento e diagnóstico de casos graves de lesões medulares, de pessoas com problema vascular, que tiveram AVC, enfim, um atendimento de ponta para casos graves”, afirmou Alckmin.

A unidade Vila Mariana de Reabilitação Lucy Montoro integra tecnologia e interação ao tratamento de reabilitação de seus pacientes. Com destaque, o instituto recebe a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), que é utilizada em associação para avaliações neurofisiológicas importantes para quantificar as mudanças cerebrais geradas pelos diferentes tipos de tratamentos. Para tratamento, a unidade oferece a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr), que através de estímulos magnéticos repetitivos modifica a atividade cerebral com objetivo de tratar diversas doenças, entre elas a depressão, a dor crônica e as sequelas do AVC.

Ainda na área da neuromodulação, a unidade oferece a Estimulação Transcraniana Corrente Contínua (ETCC), que tem objetivos semelhantes ao EMT, mas utiliza corrente elétrica contínua, e o eletroencefalograma (EEG) de 128 canais, que permite o registro em alta resolução. A finalidade é analisar o funcionamento da atividade elétrica cerebral. Já o GEO-System funciona simulando o treino de marcha e subida e descida de degraus através de um software. O paciente é posicionado com um colete suspensor, apoio em região sacral, e duas plataformas nos pés que geram o movimento e tem a finalidade de realizar a reabilitação de pacientes com disfunções motoras de membros inferiores, além de contribuir para a simulação de caminhada e um conjunto mais complexo de padrão de marcha, como subir e descer escadas.

Além da gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e é estimulado a se movimentar, o Instituto conta com o InMotion, disponível na América Latina apenas em unidades da Rede, que estimula a movimentação dos membros superiores. No laboratório, serão duas unidades, tanto para os movimentos do ombro/cotovelo, como para o punho. Outra exclusividade no SUS é o Lokomat, composto por um suporte que sustenta a cintura pélvica do paciente e duas órteses para os membros inferiores que possibilitam que ele utilize as articulações do quadril e do joelho, facilitando assim a sua locomoção sobre uma esteira rolante. Há também a Ergys, uma bicicleta ergométrica associada a um estímulo elétrico funcional que auxilia o paciente lesado medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores. A unidade contará com duas unidades.

O laboratório ainda conta com o Gait Trainer 2, suspensor de peso corporal e esteira ergométrica que consiste em uma esteira com uma plataforma de instrumentos que monitora e registra a extensão e a velocidade do passo e a distribuição de tempo. O suporte de peso corporal permite suspender de forma variável os membros inferiores, de acordo com a capacidade do paciente, assistindo o equilíbrio por meio da estabilização do tronco. Por fim, há o ICS Balance Plataform Full Clin, plataforma de avaliação de equilíbrio. Trata-se de uma plataforma de força fixa que avalia medidas de velocidade e área de oscilação do deslocamento do centro de massa corporal, durante a manutenção da postura estática sob diferentes condições sensoriais: com olhos abertos ou fechados e superfície estável ou instável (utilizando uma espuma sobre a plataforma).

Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o Instituto é 100% acessível, conta com serviço ambulatorial e com 24 leitos de internação. Os pacientes são reabilitados por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
(11) 5212-3702 / 3791