Alckmin inaugura primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência do Brasil

Com investimento de R$ 4,5 milhões, espaço oferecerá orientação profissional e atividades de inclusão no mercado de trabalho

ter, 10/12/2013 - 15h13 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 10, na capital, o primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência do Brasil, ligado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“A questão da inclusão é um desafio mundial. Há, hoje, quase um bilhão de pessoas no mundo com deficiência. No Brasil, há mais de 40 milhões de brasileiros com deficiência. No Estado de São Paulo, são quase nove milhões. Então, nós estamos fazendo um trabalho no sentido de melhorar a qualidade de vida e fazer a inclusão dessas pessoas”, afirmou o governador.

Composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas, o centro conta com mil m² de área construída e abriga 30 ambientes que irão oferecer orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual, com oficinas de libras, braile e comunicação alternativa.

Além disso, haverá atividades para formação de gestores de política e profissionais que trabalham com pessoas com deficiência. Para os profissionais, também serão ministrados cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.

O Centro de Tecnologia e Inclusão terá como um dos objetivos o incentivo de inovação e fortalecimento do setor produtivo na área de ajudas técnicas. O espaço será gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), responsável pela contratação de 53 profissionais.

As oficinas têm início em janeiro de 2014 e os interessados devem se inscrever no local. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para pessoas com deficiência, cuidadores e familiares, além de profissionais voltados à questão da deficiência e de recursos humanos.

O Centro de Tecnologia e Inclusão está localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5), na capital.

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Assessoria de Imprensa
(11) 5212-3701 / 3702