Alckmin inaugura primeira unidade Poupatempo do Plano de Expansão

Posto de Americana abre as portas para 800 mil pessoas da cidade e região, como Artur Nogueira, Cosmópolis, Nova Odessa, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste

seg, 24/02/2014 - 15h29 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta segunda-feira, 24, uma unidade do Poupatempo na cidade de Americana, na região administrativa de Campinas. O evento contou com a presença do secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, responsável pela pasta que gerencia o Poupatempo; do diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg, e do prefeito da cidade, Diego de Nadai.

“O Poupatempo oferece serviço público mais rápido, eficiente, de qualidade e em benefício de toda população de Americana e região”, ressaltou o governador Alckmin.

Anunciado em 17 de junho de 2013, Americana é o primeiro posto a ser entregue à população dentro do Plano de Expansão elaborado a pedido de Alckmin. A ideia era mais que duplicar a quantidade de postos existentes – atualmente 32, e fazer com que o programa chegasse cada vez mais perto dos cidadãos.

Estudos apontam que quase 800 mil pessoas sejam beneficiadas com a instalação da unidade; grande parte residente nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Nova Odessa, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste.

Serviços

O novo posto vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. Todos os serviços comuns a uma unidade do Poupatempo serão oferecidos, tais como a emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); e a Carteira de Trabalho, emitida por intermédio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O novo Detran.SP estará à disposição para assuntos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos. Uma das novidades do órgão no local é que aquele que tirar a primeira carteira de motorista não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, pois esse passará a ser no formato eletrônico.

Outros serviços virtuais, como a Nota Fiscal Paulista, B.O Eletrônico e consultas à Secretaria da Fazenda podem ser feitos pelo e-poupatempo. E a unidade bancária no local facilita o cidadão no recolhimento das taxas geradas pelo posto, cuja capacidade de atendimentos pode chegar a mil por dia.

Investimento

O investimento é de pouco mais de R$ 2 milhões, entre implantação e custeio no primeiro ano – uma redução de mais de 25% do valor previsto inicialmente. Ele engloba toda parte de infraestrutura lógica, comunicação visual, equipamentos de informática (hardware e software), telecomunicações, treinamento e acompanhamento, entre outros.

“Estamos felizes em iniciar a grande tarefa designada a nós, em 2013, pelo governador Geraldo Alckmin, para expandir o programa de serviços públicos mais bem avaliado do país, com 99% de aprovação das pessoas. Esse é o primeiro passo que damos com o objetivo de levar o atendimento do Poupatempo mais perto da população paulista, que merece todo o nosso esforço e dedicação”, comemora o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia.

Outras unidades

Além de Americana, a Região Administrativa de Campinas ainda contará com postos nas cidades de Araras, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Indaiatuba e Bragança Paulista. Jundiaí, Rio Claro e Piracicaba já têm uma unidade cada.

Campinas conta com dois postos (Centro e Shopping) e foi o primeiro município do interior do Estado a receber um Poupatempo, em agosto de 1998, após Sé e Luz, na capital.

Plano de Expansão

O Governo de São Paulo ainda vai entregar mais 36 novas unidades, 34 delas já anunciadas. A previsão é que todas sejam entregues ainda em 2014.

O Plano de Expansão do Poupatempo contempla 12 regiões administrativas paulistas e atinge mais de 350 municípios. A expectativa é que cerca de 15 milhões de pessoas sejam beneficiadas e aproximadamente 1,5 mil empregos gerados.

Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 385 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 32 unidades instaladas na Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral.

O Poupatempo de Americana está localizado na Rua Carioba, nº 331, no Centro. Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. Acesse: www.poupatempoamericana.com.br.

Boa notícia: expansão do aeroporto municipal

Durante a inauguração do Poupatempo, o governador Alckmin assinou o decreto que autoriza a Fazenda do Estado a doar ao município de Americana uma área de 260 mil metros quadrados para a ampliação do Aeroporto Municipal Augusto de Oliveira “Salvação”. A área está localizada na rodovia Luiz de Queiroz, km 3, e pertence ao Instituto de Zoologia (IZ), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

O aeroporto municipal conta atualmente com uma pista de 1.100 x 18 metros, 27 hangares, incluindo duas montadoras de aeronaves e duas escolas de aviação. Registra, em média, 900 pousos e decolagens por mês.

A doação do terreno é importante para o projeto de expansão, que prevê a ampliação da pista para 1.200 x 30 metros e a possibilidade de crescimento de novos negócios relacionados ao setor aeronáutico.

Secretaria de Gestão Pública
(11) 3218-5382