Alckmin inaugura penitenciária masculina de Piracicaba

Unidade é destinada a atender presos já condenados e terá capacidade para mais de 800 detentos

ter, 26/07/2016 - 14h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 26, a penitenciária masculina de Piracicaba. Com mais de 11 mil m² de área construída, a unidade possui capacidade para abrigar 847 detentos em regime fechado e é destinada a atender a demanda de vagas prisionais para presos já condenados. O investimento do Governo do Estado no empreendimento foi de R$ 36,2 milhões.

 

“Estamos entregando hoje mais uma penitenciária masculina, com capacidade para 847 presos. Isso traz benefício para a segurança pública da região, porque tirar criminoso da rua, melhora a segurança pública”, relacionou Alckmin. “E quero aqui cumprimentar a região de Piracicaba, o CPI-9, o D Inter 9, porque os números do mês de junho, publicados ontem, foram positivos. Tivemos uma grande redução de homicídios, de vítimas de homicídio, de latrocínio, de vítimas de latrocínio”, comentou o governador sobre os indicadores criminais publicados mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública.

 

A unidade inaugurada receberá presos já condenados dos centros de detenção provisória (CDPs) de Piracicaba, Americana, Campinas e também presos de bom comportamento das penitenciárias de Casa Branca, Capela do Alto, Guareí, Hortolândia, Iperó e Itapetininga, que possuam família na região.

 

O novo modelo foi construído com base em projetos de engenharia que primam pelas boas condições de custódia dos presos, com foco na segurança e na ressocialização. A nova unidade conta, ainda, com infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas. No local há pavilhões de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão e saúde.

 

O setor interno é constituído por edifícios de inclusão, triagem e saúde; serviços, com circulação central, galeria e cozinha industrial; educação, com salas de aula. Em seguida, interligados pela galeria ficam os oito raios – cada um com pátio de sol exclusivo, além dos edifícios de serviços para trabalho. Na muralha de segurança localizam-se as torres de vigilância, sendo uma em cada canto e as guaritas intermediárias.

 

O setor externo abriga a espera de visitantes, portaria-mirim, estacionamentos, reservatório elevado, edifício da administração e as edificações auxiliares: abrigo de lixo, subestação e o abrigo de gás. A penitenciária conta com estação de tratamento de esgoto compacta e poços profundos para o abastecimento de água potável.

 

Sistema de segurança

Alarme de incêndio, Alarme de fuga, Sistema de controle de acesso (2 detectores de metais tipo portal, microprocessador), Aparelhos de Raio-X de maior e menor porte e Infraestrutura de CFTV