Alckmin inaugura obra para tratamento de esgotos em Bady Bassitt

Investimento de R$ 5,5 milhões beneficia mais de 15 mil pessoas e garante 100% de esgotos tratados ao município

sex, 11/10/2013 - 18h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 11 de outubro, mais uma obra para o tratamento de esgotos. O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 5,5 milhões na construção do sistema de esgotamento sanitário, por meio do programa Água Limpa, implementado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

“Com essa obra, Bady Bassitt se tornou uma cidade 300%, título que poucas cidades do Brasil detêm; são menos de 500 de um total de quase 6 mil municípios. A cidade conta com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, fatores que também garantem a saúde da população”, afirmou Alckmin.

A obra incluiu a construção do sistema de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização anaeróbia, facultativa e de maturação, estação elevatória e 6,5 mil metros de emissários. Este processo de tratamento apresenta baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e uma eficiência compatível com a legislação ambiental.

A ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Bady Bassitt está localizada no quilômetro 1,2 da Estrada do Vertente e tem capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 20,7 mil moradores (população estimada para 2030).

Com o complexo instalado, Bady Bassitt vai deixar de despejar aproximadamente 26 toneladas de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que eram lançadas in natura no córrego Água Limpa, revitalizando a bacia hidrográfica do rio Tietê. A ETE terá também um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado pelo Governo do Estado em 2005, por meio de uma ação conjunta das Secretarias Estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos e da Saúde. Tem o objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos domésticos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604 / 5335