Alckmin inaugura novo reservatório que vai beneficiar 500 mil pessoas na zona sul da capital

Equipamento ajuda a regular pressão da água em locais altos e distantes

sex, 15/04/2016 - 15h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 15, um reservatório metálico no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo. A obra amplia a capacidade de armazenamento de água em 15 milhões de litros e proporcionará melhores condições operacionais e maior segurança no abastecimento para 500 mil moradores.

“As regiões vão ter menos problemas de falta de água. A obra oferece mais regularidade no abastecimento, melhora a qualidade da distribuição e garante o abastecimento para todos os momentos. Por outro lado, diminui perda, porque tendo reservatório aqui no Grajaú, a distância até a casa é menor, então você tem pressão menor, que reduz perda. Isso significa que se ganha duas vezes: ganha a população, com melhor regularidade no abastecimento de água e segurança hídrica; e ganhamos todos nós, com diminuição de perda de água com reservação no próprio bairro”, explicou o governador.

A implantação dos reservatórios metálicos setoriais foi uma ação complementar de segurança ao abastecimento porque garantem mais reserva de água tratada e constância no atendimento em bairros distantes dos principais sistemas adutores, propiciando uma melhora de pressão.

Em 2015, foram entregues 12 reservatórios em nove municípios da Grande São Paulo: Franco da Rocha, Francisco Morato (três unidades), Barueri, Osasco, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra (duas unidades), São Bernardo do Campo e São Paulo.

Com a inauguração do reservatório do Grajaú já são 22 equipamentos em funcionamento desde que foi deflagrada a crise hídrica, no início de 2014. Esse conjunto representa uma capacidade de armazenamento de água tratada de 147 milhões de litros. Outros 3 serão entregues neste ano: São Bernardo, com reservação para 15 milhões de litros de água; Itapecerica, com volume para 2,5 milhões de litros, e Ribeirão Pires, com capacidade de armazenar 5 milhões de litros de água.

Mais informações:
Assessoria de comunicação da Sabesp
(11) 3388-8555 / 8596 / 9327 / 8387