Alckmin inaugura novo Hospital Estadual de Botucatu

Com investimento de R$ 47,2 milhões, nova unidade tem 80 leitos voltados ao atendimento de casos de média complexidade

ter, 22/04/2014 - 14h44 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 22 de abril, o novo Hospital Estadual de Botucatu. Com investimento de R$ 47,2 milhões da Secretaria da Saúde, o Hospital Estadual de Botucatu foi construído em uma área total de 10,4 mil m² e terá condições de realizar até 600 internações mensais quando estiver operando em capacidade plena.

“Hoje estamos dando uma boa notícia. Esse hospital, que é de média complexidade, vai atender toda a região e aliviar o Hospital das Clínicas, que é de alta complexidade”, explicou Alckmin.

A nova unidade conta com 80 leitos, dos quais 18 exclusivos para pediatria e oito voltados aos cuidados intensivos infantis. Com atendimento referenciado, a unidade também mantém uma área de pronto-atendimento, um centro de diagnóstico por imagem com ultrassom, raio-x, ecocardiograma e eletrocardiograma, um centro cirúrgico formado por quatro salas, um laboratório, um ambulatório com 10 consultórios e uma unidade de coleta de leite humano.

A infraestrutura do hospital também conta com serviços de lavandeira e nutrição e dietética, além de cabine primária (subestação elétrica), casa de caldeiras e central de gases medicinais.

Voltado a casos de média complexidade, o hospital prestará atendimento nas áreas de clínica médica geral, cirurgia geral, obstetrícia e pediatria, incluindo cuidados ao recém-nascido. Para prestar atendimento à população, foram contratados 283 funcionários, entre os quais oito médicos, 17 enfermeiros e 38 técnicos de enfermagem.

Sob a gestão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a unidade também será um campo de estágio e de formação aos graduandos dos cursos de Medicina e de Enfermagem, entre outras áreas da saúde.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650 / 8705