Alckmin inaugura novo Centro de Diagnóstico do HC da Unicamp

Também foi entregue um angiógrafo digital biplano, para diagnóstico detalhado de doenças como aneurismas e malformações arteriovenosas

qua, 29/11/2017 - 15h54 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 29, o novo Centro de Diagnóstico do Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas, que conta com um setor de Radiologia totalmente reformado e o primeiro angiógrafo digital biplano instalado em um hospital público da América Latina.

“O aparelho permite o diagnóstico rápido de patologias do sistema vascular, com grandes possibilidades de intervenção e tratamento. É um grande ganho para a saúde da região”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

O investimento do Governo do Estado para a compra do equipamento foi de R$ 2,5 milhões. As angiografias terão maior agilidade e precisão para as especialidades neurológicas, cardiovasculares e hepatológicas.

As ferramentas do angiógrafo digital permitem diagnóstico altamente detalhado para doenças como aneurismas e malformações arteriovenosas, por exemplo, além de outros procedimentos e tratamentos minimamente invasivos, como casos endovasculares.

O aparelho de última geração é de uso exclusivo da população usuária do SUS de Campinas e região e oferece uma variedade de ferramentas de controle de dose de contraste e radiação, o que permite aos médicos minimizar a exposição dos pacientes e equipes envolvidos no atendimento radiológico. Os níveis de dosagem podem ser acompanhados em tempo real no monitor digital da sala de exames. O software de reconstrução de imagens também proporciona resultados tridimensionais com expressivo grau de precisão anatômica.

Para a reforma do Centro de Diagnóstico, de 417 m², a Unicamp investiu R$ 1,4 milhão para adequações em engenharia, infraestrutura elétrica, hidráulica e outras. O espaço também passa a contar com uma ampla sala de espera climatizada, com capacidade para cerca de 100 pacientes, além de uma área específica de preparo e pós-anestésico com sete leitos, rede de gases medicinais e cortinas que garantem mais conforto e privacidade aos pacientes.

“Esses investimentos demonstram o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a Unicamp e contribuem com a excelência do atendimento prestado pelo HC à população regional. Esse novo e moderno angiógrafo, assim como a reforma da Radiologia, reforçam a qualidade do serviço diagnóstico da unidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711