Alckmin inaugura novas unidades do Detran.SP em Indaiatuba e Cajamar

Juntas, as unidades terão capacidade para mais de 900 atendimentos diários, com padrão Poupatempo e provas teóricas eletrônicas

ter, 11/12/2012 - 20h17 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 11 de dezembro, as novas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em Indaiatuba, na região metropolitana de Campinas e Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.

“O serviço é rapidíssimo, quase tudo pela internet. O licenciamento que levava 15 dias, agora leva um dia e a transferência que era de 20 dias, agora leva dois dias. O exame é eletrônico e o resultado sai na hora. É ganho de eficiência e rapidez para a população”, ressaltou o governador.

Totalmente remodeladas pelo Governo de São Paulo, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) já atendem com novo padrão de atendimento ao cidadão, inspirado no modelo Poupatempo. A unidade de Cajamar terá capacidade para mais de 400 atendimentos diários – operação quatro vezes superior à anterior. Já a unidade de Indaiatuba poderá atender mais de 500 pessoas diariamente.

As unidades de trânsito contam agora com estrutura mais moderna e ágil, organização do atendimento por meio de senha, condições de acessibilidade e funcionários treinados. Todas receberam novos equipamentos e mobiliários, computadores para acesso gratuito aos serviços eletrônicos disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br, sistema que permite a avaliação dos procedimentos prestados e espaço para vistoria de veículos, entre outras benfeitorias.

Além disso, as equipes foram capacitadas para realização de todos os serviços de trânsito. Gradativamente, este modelo de atendimento, que já tem mais de 96% de aprovação dos usuários segundo pesquisa Ibope, será levado para as demais unidades do Estado.

O novo posto Detran.SP de Cajamar funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Já a unidade de Indaiatuba funciona das 8 às 17 horas.

Novidade: Prova Eletrônica

As duas novas unidades do Detran.SP serão pioneiras a oferecer as provas teóricas no formato eletrônico, já implantado no posto de Limeira.

Em substituição ao caderno de questões e ao gabarito utilizados hoje para aplicação do exame, o candidato testará seus conhecimentos por meio de sistema mais ágil e moderno, que oferece como vantagens um banco ampliado e randômico de questões, além de resultados na hora.

Composta por 30 questões, selecionadas aleatoriamente, a prova eletrônica deve ser respondida em 50 minutos, nos computadores da própria unidade. Será considerado aprovado quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% (21 acertos).

O teste é fácil e intuitivo. Todos os comandos deverão ser realizados por meio de um teclado virtual que aparecerá na tela do computador: iniciar a prova, selecionar a alternativa considerada correta, avançar ou retornar às perguntas e finalizar o exame.

Pesquisa Ibope: 96% de aprovação

Aricanduva e Interlagos, as primeiras unidades implantadas pelo Governo de São Paulo com o início da reestruturação do Detran.SP, são aprovadas por 96% de seus usuários, de acordo com pesquisa Ibope realizada no mês de setembro.

Os dois postos, que ficam nas zonas leste e sul da capital paulista, respectivamente, seguem o padrão Poupatempo de atendimento, com organização do atendimento por meio de senha, orientadores para dar apoio aos usuários e condições de acessibilidade. Nos locais, o público também dispõe de computadores para acesso gratuito aos serviços eletrônicos e sistema que permite a avaliação dos serviços prestados.

Dos 250 entrevistados, 66% citaram como principal aspecto positivo a preparação dos funcionários, que passaram por amplo processo de capacitação e estão em constante reciclagem.

A infraestrutura das unidades também foi avaliada positivamente pelos cidadãos, com destaque para as condições dos locais, com nota 9, e a localização dos postos, cuja média foi 8,9.

Os serviços eletrônicos disponíveis no portal do Detran.SP – que possui mais de 4,3 milhões de usuários cadastrados – também foram citados favoravelmente pelos usuários: 64% declararam já ter ouvido falar dos serviços do Departamento de Trânsito pela Internet. Destes, 59% já realizaram algum dos procedimentos disponíveis.

Detran.SP

O Detran.SP é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Até o final de 2013, 47 Ciretrans de todo o Estado devem ser reestruturadas.

Outras nove unidades do novo Detran.SP já estão em funcionamento nesses moldes no Estado: Interlagos e Aricanduva (na capital), Americana, Aparecida, Limeira, Miracatu e Indaiatuba (no interior), São Bernardo do Campo e Guarulhos (na Grande SP).

Atendimento ao cidadão

Disque Detran.SP
Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333
Interior: 0300-101-3333
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

Fale com o Detran.SP
Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br

Do Detran.SP