Alckmin inaugura nova unidade do Detran.SP em Mococa

Local tem capacidade de fazer até 10 mil atendimentos por mês e oferece prova teórica no computador, condições de acessibilidade e atendimento com senha

qua, 28/05/2014 - 14h50 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 28, a nova unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em Mococa.

“Estamos inaugurando hoje o prédio da Ciretran, que é um grande ganho da cidade. Nós tiramos o Detran da Polícia e passamos para o Poupatempo, para ter o padrão de agilidade, de eficiência, com isso nós liberamos os policiais civis que ficavam tomando conta da parte de carro para a sua atividade primordial, que é polícia investigativa e polícia judiciária. Liberamos 1.400 policiais civis e agora, com o novo Detran, nós passamos de dois mil para três mil atendimentos por mês”, ressaltou o governador.

Localizado na Avenida João Batista de Lima Figueiredo, 3.129, no Brás, o novo posto vai realizar cerca de 3 mil atendimentos por mês e tem capacidade para triplicar sua operação, chegando a 10 mil atendimentos mensais. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem intervalo para o almoço.

O local conta com infraestrutura moderna, móveis e equipamentos novos, funcionários treinados, atendimento por meio de senha, condições de acessibilidade, computadores para acesso aos serviços online, entre outros benefícios.

Em Mococa, os candidatos à primeira habilitação fazem a prova teórica em sete computadores e o resultado sai na hora. O uso de papel, caneta e gabarito foi abolido. Por mês, é realizada uma média de 230 provas teóricas, uma vez por semana, às terças-feiras.

Atualmente, 58 unidades de trânsito em todo o Estado funcionam neste novo modelo.

Mais funcionários

No fim de fevereiro, o quadro de funcionários do Detran.SP em todo o Estado começou a ser reforçado com a convocação de 1.200 servidores aprovados em concurso público. Mococa recebeu um oficial de trânsito (nível médio) e, nas próximas semanas, receberá mais um oficial e um agente de trânsito (nível superior).

Serviços eletrônicos

No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 21 serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via da habilitação e CNH Definitiva), veículos (comunicação de venda e pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

O Detran.SP também oferece três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com quatro funcionalidades: simulado de prova teórica, consulta de multas do próprio veículo e pontos da própria CNH, e consulta de débitos e restrições de outros veículos. Os apps estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Detran.SP

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Informações ao cidadão

– Portal: www.detran.sp.gov.br

– Disque Detran.SP: Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300-101-3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

– Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões): Acesso pelo portal, na área “Atendimento”.

Detran.SP
(11) 3627-7348 / 7886 / 7124
imprensadetran@sp.gov.br