Alckmin inaugura Laboratório da Etec de Cabrália Paulista

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 13 de julho, as novas instalações do Laboratório de Processamento de Polpa de Frutas da Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, […]

sáb, 13/07/2013 - 18h22 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 13 de julho, as novas instalações do Laboratório de Processamento de Polpa de Frutas da Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista.

O Estado investiu mais de R$ 900 mil na construção do laboratório, equipado por meio de Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre Centro Paula Souza, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista e Secretaria Estadual da Agricultura por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). O Acordo possibilita a utilização de diversos equipamentos, como: Câmara Fria, Máquina de Lavagem de Frutas, Máquina de Processamento de Frutas, Máquina de Pasteurização e Máquina Embaladora. “Estamos entregando a obra do laboratório e mais adequações [na unidade]. É uma reforma grande, no valor de R$ 903 mil”, afirmou Alckmin.

Integrada ao Centro Paula Souza em 1994, a Etec conta com 354 alunos (números do 1º semestre de 2013. A matrícula para o 2º semestre começa na próxima semana, a partir do dia 16), sendo 135 matriculados no Ensino Médio e 219 distribuídos nos 5 cursos técnicos: Açúcar e Álcool, Agropecuária, Agropecuária integrado ao Ensino Médio, Informática e Informática Integrado ao Ensino Médio.

As instalações físicas da Escola Técnica abrigam o bloco pedagógico/ administrativo com 7 salas de aula, 8 laboratórios (5 de Informática, 1 de Química, 1 de Microbiologia e 1 de Agroindústria), anfiteatro com capacidade para 300 pessoas e biblioteca, entre outros ambientes. A Etec conta também com 2 blocos de alojamentos para 120 alunos e com o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden), o primeiro espaço de monitoramento e alerta climático do Estado de São Paulo, que utiliza o Terra MA2 (Terra Modeling, Analysis and Alert), tecnologia do Inpe.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em 285 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.