Alckmin inaugura Fábrica de Cultura em Cidade Tiradentes

Nona unidade do programa oferece mais de 1.200 vagas para cursos gratuitos de iniciação artística; o espaço terá ainda atividades culturais para toda a população aos fins de semana

dom, 06/10/2013 - 16h34 | Do Portal do Governo

O bairro Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista, recebeu neste domingo, 6, uma unidade do programa Fábricas de Cultura. O governador Geraldo Alckmin inaugurou o espaço, durante evento totalmente dedicado aos moradores da região. Até agora, quase 1.500 jovens já garantiram suas vagas nos cursos gratuitos de música, dança, teatro, circo, artes visuais e xadrez, que terão início na próxima terça-feira, dia 8. Com investimento de R$ 11,6 milhões, a unidade oferecerá, ainda, atividades de difusão aos finais de semana, como shows, saraus e espetáculos artísticos.

“Hoje nós estamos inaugurando a Fábrica de Cultura aqui na Cidade Tiradentes. Já temos 1.500 inscritos nos cursos de teatro, literatura, música, violão violino. Um trabalho muito bonito para as crianças e para os jovens”, afirmou o governador.

Essa é a nona Fábrica de Cultura inaugurada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em bairros com alto índice de vulnerabilidade juvenil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Seade. Outras oito unidades já estão em funcionamento em Jardim São Luís, Capão Redondo, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista e Parque do Belém. A próxima unidade a ser inaugurada é a de Brasilândia, zona norte da capital.

“Isso vai diminuir muito a violência, a vulnerabilidade juvenil, melhorar a escola e a educação. À noite, também teremos cursos para a terceira idade”, destacou o governador. Em 2012, mais de 178 mil jovens foram atendidos pelo programa Fábricas de Cultura, somando os alunos matriculados nos cursos regulares e o público de atividades de difusão realizadas nas unidades.

Alex Rodrigues Cirino, de 18 anos, é um deles. Aprendiz da unidade do Itaim Paulista desde sua inauguração, ele frequenta a oficina de xadrez, que o levou a fazer também um curso de arbitragem em uma escola especializada. Hoje, além de concorrer em campeonatos Brasil afora, também atua como árbitro e pretende levar a profissão adiante. “Acho que o curso foi muito importante para mim. Se não tivesse entrado na Fábrica, provavelmente já teria desistido do xadrez e não estaria aqui hoje”, afirma.

Gabriel Sousa Lucas, 16 anos, é outro jovem que mudou sua história depois de cursar o ateliê de percussão, na Fábrica de Cultura de Sapopemba. “Antes da Fábrica de Cultura, a gente não acreditava, aqui no bairro, que poderia ser músico algum dia, mas a Fábrica nos fez acreditar que é possível sim. Hoje eu estou investindo nessa carreira”, diz. Gabriel foi incentivado pelos educadores da Fábrica de Cultura a dar continuidade ao estudo de música e atualmente é aluno da EMESP Tom Jobim e cursa regência na ETEC.

Programação

Com 5,3 mil m² de área construída, o prédio do bairro Cidade Tiradentes possui salas totalmente equipadas para a realização de ateliês de iniciação artística nas linguagens dança, música, teatro, artes visuais, circo e multimeios (foto e vídeo). Destinados a crianças e jovens de 8 a 21 anos, as aulas acontecem em dois horários: manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 17h).

Além dos cursos regulares, a Fábrica oferece, ainda, aulas de dança de salão aos sábados, das 13h às 17h. As matrículas continuam abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Os interessados, tanto nos ateliês de iniciação artística assim como nos cursos de dança de salão, podem se inscrever na recepção da unidade.

Além das oficinas, os moradores da região também terão acesso a uma biblioteca com acervo de aproximadamente dois mil livros e computadores conectados à internet, além de uma sala de múltiplo uso – com foyer, plateia, palco, sala técnica e camarins. Aos fins de semana, o público também poderá participar de atividades de difusão como, por exemplo, exibições de filmes, shows de música, saraus e espetáculos de teatro e dança. Toda a programação é gratuita e aberta a toda população.

A programação completa está disponível nos sites: www.fabricasdecultura.sp.gov.br ou www.cultura.sp.gov.br

Serviço

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 | Tel: (11) 2556-3624

Funcionamento: Terça a sexta, 9h às 20h; Sábado, 10h às 20h e Domingo, 10h às 17h

Todas as atividades são gratuitas

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8166