Alckmin inaugura fábrica da Hyundai Rotem em Araraquara

Planta é a primeira da empresa no Brasil e a segunda maior de sua operação mundial; projeto recebeu apoio da Investe São Paulo

qua, 30/03/2016 - 14h29 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, 30, da inauguração da fábrica da Hyundai Rotem, uma das maiores fabricantes de sistemas ferroviários do mundo, em Araraquara. Foram investidos cerca de US$ 40 milhões e criados 300 empregos na planta que vai produzir trens. A implantação da fábrica contou com a assessoria da Investe São Paulo em questões tributárias, ambientais e de infraestrutura, além da interlocução com órgãos públicos e privados.

O governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância da nova fábrica. “Essa é uma das mais modernas fábricas de trens do mundo e mostra a recuperação da indústria ferroviária no Brasil, especialmente em São Paulo, onde nós temos, em execução simultânea, cinco obras em linhas de Metrô e duas em linhas da CPTM”, afirmou Alckmin.

A nova planta é a segunda maior da Hyundai Rotem no mundo e irá produzir 240 carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 112 carros para o Metrô Bahia, em Salvador. Depois de atendidos esses dois contratos, a Hyundai Rotem pretende continuar fabricando 200 carros por ano, fechando novos contratos.

Os trens para a CPTM possuem oito carros, com salão contínuo e sem divisão interna entre os carros. São equipados com tecnologia de ponta, incluindo ar-condicionado, câmeras de vigilância, alarme visual e sonoro de abertura e fechamento de portas e sinalização para deficientes visuais. Os novos trens poderão circular em qualquer linha da CPTM, uma vez que virão equipados com equipamentos compatíveis com todos os sistemas.

Os trens da Hyundai Rotem que já circulam nas linhas de trem de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro foram montados e importados da Coreia do Sul. A nova fábrica vai trazer, inclusive, uma tecnologia nova, que ainda não existe em fábricas brasileiras: trens sem a necessidade de condutores, que serão fornecidos para o Metrô Bahia.

Sobre a Hyundai Rotem

Fundada em 1977 por meio de uma junção entre as empresas Hyundai Precision Industry, Hanjin Heavy Industries & Construction e Daewoo Heavy Industries & Machinery, a Hyundai Rotem foi comprada pelo Hyundai Motor Group em 2001, tornando-se uma referência global no fornecimento de sistemas ferroviários em curto espaço de tempo. Mais à frente, a empresa entrou também no ramo da indústria pesada, tornando-se o único produtor de tanques da Coreia do Sul.

Com sede em Seul, hoje, a Hyundai Rotem tem capital aberto na bolsa coreana e atua não só em sistemas ferroviários, mas também de defesa militar, engenharia industrial e máquinas para a indústria. Sua receita foi de US$ 31,56 milhões em 2013. São, ao todo, quatro empresas nacionais, além da presença com fábricas, centros de vendas e escritórios em 18 países.

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão, ainda, entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.

Investe São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3100-0332