Alckmin inaugura delegacia e anuncia melhorias na área de segurança pública para a Baixada Santista

Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública e Sistema Metropolitano de Videomonitoramento estão entre as novidades

qui, 13/06/2013 - 14h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, anunciaram nesta quinta-feira, 13, melhorias na área de segurança pública para região de Santos.

Foi autorizada a criação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp), a realização de estudos para a implantação do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento e a restauração e reforma da sede do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6 (Deinter 6 – Santos).

Alckmin também inaugurou a 5ª Delegacia de Polícia do Porto de Santos, que é subordinada à Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur), do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade).

“Inauguramos uma delegacia especializada em turismo no maior porto da América do Sul, que é o de Santos, porta de entrada e saída e importante para a importação e a exportação. É também o principal instrumento de desenvolvimento de São Paulo e do Brasil”, ressaltou o governador. “Teremos aqui dois delegados, três escrivães, seis investigadores, auxiliar de papiloscopista. Esses profissionais são bilíngues, além de possuírem conhecimento marítimo e náutico, características importantes porque essa delegacia vai atender os turistas”, completou Alckmin.

Gamesp

Depois da Região Metropolitana de Campinas e do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Baixada Santista também contará com um Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp). O órgão será criado após uma resolução assinada pelos secretários da Segurança e do Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

“O Gamesp é para discutir o que mais se pode avançar em segurança pública. É a união do Governo com as três polícias [Militar, Civil e Científica], mais as nove prefeituras, a Justiça e a sociedade civil”, disse Alckmin. Ações educativas e de prevenção, como programas e iniciativas socioculturais, esportivas e de lazer, também estão previstas no trabalho do gabinete.

O Gamesp reunirá representantes das polícias Civil, Militar e Científica, além de membros de secretarias estaduais e da sociedade civil, para discutir ações de combate e prevenção ao crime de forma integrada. Ações educativas e de prevenção, como programas e iniciativas sócio-culturais, esportivas e de lazer, também estão previstas no trabalho do Gabinete.

O planejamento conjunto das secretarias da Segurança Pública e do Desenvolvimento Metropolitano contará com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, da Educação e da Cultura, e com a colaboração dos municípios da região.

Sistema Metropolitano de Videomonitoramento

Ainda durante o evento, Alckmin e Grella anunciaram a realização de estudos para a implantação de um Sistema Metropolitano de Videomonitoramento nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

As análises serão desenvolvidas pela SSP em conjunto com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (EMPLASA) e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM).

Reformas no Deinter – 6

Outra novidade anunciada foi a restauração do prédio histórico do Deinter – 6, conhecido como Palácio da Polícia, cuja reforma contemplará a revitalização da fachada. A reforma está estimada em R$ 4,5 milhões. Uma empresa será contratada, por meio de licitação, para fazer o projeto básico da reforma.

Inauguração da 5ª Delegacia do Porto de Santos

A inauguração da 5ª Delegacia de Polícia do Porto de Santos significa mais uma melhoria para a segurança pública da região. As instalações do prédio estão adaptadas para receber pessoas com deficiência e possuem 11 salas para as equipes de policiais. A sede tem 300 m², sendo 120 m² de área construída.

A delegacia vai atender toda a região do Porto de Santos, chegando a beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas durante a temporada de férias e verão. Fora desse período, atenderá os 500 mil moradores locais.

A unidade da Polícia Civil é especializada no atendimento a turistas e seus policiais são preparados para receber pessoas de diversas nacionalidades. Em Santos, especialmente, as equipes possuem conhecimentos marítimos e náuticos.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685