Alckmin inaugura Centro de Referência do Futebol Brasileiro

Primeira biblioteca pública do país sobre o esporte foi aberta dentro do Museu do Futebol; projeto contempla, ainda, midiateca e banco de dados virtual com vídeos, fotos e histórias do acervo

sex, 04/10/2013 - 14h57 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 4, o CRFB (Centro de Referência do Futebol Brasileiro), primeira biblioteca pública do Brasil sobre o esporte, instalada dentro do Museu do Futebol. O novo espaço vai dar acesso a uma seleção composta por 1.700 livros, mais de 155 referências para a prática do futebol mapeadas na cidade de São Paulo com cerca de 260 pessoas entrevistadas e uma catalogação de 493 instituições, de clubes de futebol profissional e amador, torcidas organizadas, estádios.

“É um grande acervo público e privado, e também acervo de pessoas que estão catalogadas. Isso vai facilitar muito a pesquisa para os amantes do futebol”, disse o governador.

Disponível gratuitamente ao público, o projeto é voltado a pesquisadores, jornalistas e todos os interessados no universo do futebol, sua memória e história. Também é mais um serviço do Museu do Futebol, que completou cinco anos de atividade nesta sexta. “O Museu do Futebol é um gol! Completou cinco anos, com 1,7 milhões de visitantes em um belíssimo espaço de sete mil metros quadrados”, enalteceu Alckmin.

Em três anos de pesquisa, uma equipe multidisciplinar percorreu a cidade de São Paulo e registrou referências por meio de fotografias, filmes, áudios, desenhos e relatos. Conteúdos que estavam distantes do conhecimento público e que agora permanecerão em um Banco de Dados virtual e uma biblioteca e midiateca gratuita, instalada dentro das dependências do Museu do Futebol.

“O Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol é um projeto que concretiza ideais importantes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, como a qualidade da informação e acessibilidade a todos os públicos. É um projeto que nos deixa muito orgulhosos, por oferecer a toda a população um ótimo serviço”, afirma Marcelo Mattos Araujo, secretário de Cultura do Estado de São Paulo.

“O Museu do Futebol está entre os equipamentos mais visitados da Secretaria da Cultura. Isso graças ao seu acervo, que conta não só a história do futebol brasileiro, mas também fatos históricos do Brasil e do mundo. Agora, nossa instituição disponibiliza também mais este serviço para o público”, declara Pedro Sotero, diretor executivo do IDBrasil, organização social de cultura que faz a gestão do Museu do Futebol.

Daniela Alfonsi, coordenadora do núcleo de documentação, exposição e pesquisa da instituição, completa: “Por meio da abertura do CRFB, o Museu do Futebol concretiza seu projeto de conectar uma extensa rede de pesquisadores, colecionadores e acervos sobre futebol. É uma ação inovadora, que integra no Banco de Dados o acervo do Museu e acervos de terceiros. Esse banco poderá ser consultado via internet”.

Ao navegar pelo site do projeto, o internauta terá a sensação de entrar em um túnel do tempo com histórias de times (amador e profissional), associações e personagens. Os boleiros de plantão poderão ter mais informações, por exemplo, sobre os times da várzea, como Negritude Futebol Clube, famoso por organizar a Copa Negritude e reunir o maior número de times amadores da zona leste de São Paulo; o Esporte Clube Tenondé Porã, formado pelos índios Guaranis residentes em São Paulo; a Associação Atlética Açucena, extinto clube mais antigo da categoria; e a Torcida Organizada Estopim da Fiel.

Ao longo da pesquisa também foram apuradas histórias ligadas ao esporte, como a de Dorval Rodrigues, um professor que fez parte de um dos mais famosos ataques do futebol brasileiro com Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, jogadores bi-campeões mundiais pelo Santos Futebol Clube na década de 60. Há 20 anos, Dorval dá aulas para crianças e adolescentes e hoje tem no futebol sua fonte de renda.

Ainda dentro do CRFB, também estará disponível ao público o resultado de cinco anos de pesquisas do projeto História Oral – uma parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas CPDOC/FGV e apoio da Associação dos Campeões Mundiais de Futebol do Brasil. São mais de 120 horas de entrevistas gravadas com 55 jogadores da Seleção Brasileira que atuaram nas Copas de 1954 a 1982, entre eles Carlos Alberto Torres, Emerson Leão,Aluísio da Luz, Amarildo da Silveira, Dino Sani, Djalma Santos e Luiz Moraes.

A implantação do CRFB contou com o apoio financeiro da FINEP (Agência Brasileira de Inovação), em parceria com o Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU/USP) e a Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura (POIESIS).

Serviço

Centro de Referência do Futebol Brasileiro

Onde: Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/nº – São Paulo/SP

A biblioteca/midiateca funcionará de terça a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. Para acessar, o visitante deve retirar um crachá na Bilheteria do Museu. A biblioteca não é circulante, consultas somente no local.

Telefone: (11) 3664-3848

Informações: www.museudofutebol.org.br

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8243 / 8164