Alckmin inaugura Centro de Encaminhamento do Cartão Recomeço em Campinas

Nesta primeira fase, 11 municípios do Estado atenderão via Cartão Recomeço; Campinas deve ter 500 vagas disponíveis

sex, 20/09/2013 - 18h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, em Campinas, o primeiro Centro de Encaminhamento do Cartão Recomeço do Estado. O espaço receberá os dependentes químicos interessados em receber voluntariamente atendimento em comunidades terapêuticas, financiadas por meio do Cartão Recomeço.

“Estamos começando com 11 cidades pólos regionais e vamos regionalizar esse trabalho por todo o Estado, por meio dos CAPS- AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e das prefeituras, oferecendo leitos para internação e o trabalho com as comunidades terapêuticas, como esse do padre Haroldo”, explicou o governador.

Após a triagem feita por uma equipe multidisciplinar – composta por assistentes sociais e psicólogos – e a realização de exames médicos, o usuário que for considerado apto a este tipo de atendimento será encaminhado para uma entidade credenciada, onde ficará acolhido por um período de até 180 dias.

Para a cidade de Campinas, existe a previsão de 500 vagas. Só o convênio com a Instituição Padre Haroldo contempla o acolhimento de 100 usuários. O Programa prevê a distribuição de 3 mil cartões, para financiar o atendimento em comunidades terapêuticas escolhidas pelo Estado por meio de edital. O valor do benefício é de R$ 1.350,00 mensais por pessoa, que será repassado diretamente às instituições. O cartão é o instrumento de monitoramento das atividades a serem prestadas no serviço e do controle de assiduidade do usuário.

Para esta primeira fase do Programa Recomeço, foram escolhidas 11 cidades: Campinas, Bauru, Diadema, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Os critérios usados para a escolha dos municípios foram: tamanho da rede de referência em assistência social e saúde mental, além da localização nas regiões-polo.

As entidades de acolhimento estão sendo escolhidas por sua capacidade técnica: devem apresentar regularidade de funcionamento e plano de atividades dentro do modelo social de recuperação.

Sobre Programa Recomeço

O Programa Recomeço de enfrentamento ao crack é uma ação integrada das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Justiça e Defesa da Cidadania que tem como objetivo o atendimento de usuários de substâncias psicoativas – especialmente o crack – e seus familiares.

Iniciado em 2011, a parceria visa ampliar as possibilidades de acolhida e busca, em toda a rede de serviços públicos, da melhor alternativa para cada dependente químico.