Alckmin inaugura Aeroporto de Registro após investimentos de R$ 5 milhões

Aeródromo tem papel importante no transporte: servirá de apoio aos voos no eixo São Paulo-Curitiba, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região

ter, 08/01/2013 - 17h11 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou oficialmente nesta terça-feira, 8, o Aeroporto Estadual de Registro, que deverá operar com aviação geral, com foco em aviões de pequeno e médio porte. O Governo do Estado investiu R$ 5 milhões em melhorias no aeródromo para modernização da infraestrutura e reativação das operações.

Para a região, o aeroporto de Registro é instrumento de desenvolvimento socioeconômico e turístico e poderá atender também as emergências médicas, assim como as demandas de negócios. O aeródromo tem um papel importante no transporte aéreo do Estado, pois servirá de apoio aos voos de ligação no eixo São Paulo – Curitiba.

“A pista é maior do que a do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e tem todos os equipamentos de segurança para servir à região”, destacou Alckmin. A inauguração reforça a importância do modal aeroviário – o que mais cresce no Brasil na atualidade – para o transporte paulista e nacional. Para Alckmin “é o modal do presente e do futuro”. “O Aeroporto Estadual de Registro vai beneficiar o turismo, empresas e atrair investimentos para a região”, completou.

Para a retomada das atividades, o Governo do Estado destinou um pacote de melhorias executadas pelo Daesp. Foram necessárias desapropriações de áreas para ampliação e recuperação da infraestrutura e licenciamento ambiental, além da execução das seguintes de obras, iniciadas em janeiro de 2011 e finalizadas em junho de 2012:

– Construção de edificações de apoio operacional: Unidade Residencial de Serviço (Uros) e Unidade de Serviço e Equipamentos (USE);
– Sinalização horizontal diurna dos sistemas de pistas, pátios e acessos;
– Implantação de pista de rolamento e acesso aos hangares;
– Fechamento da área operacional com alambrado padrão ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil);
– Construção de turn around (área de giro das aeronaves nas cabeceiras);
– Drenagem e revestimento vegetal dos sistemas de pistas e pátios para segurança e proteção ao meio ambiente; monitoramento da fauna, flora e recuperação ambiental.

O Aeroporto Estadual de Registro foi integrado à rede do Daesp em 1989, mas estava desativado desde 1983 para aviação geral. Durante esse período, foi utilizado pela aviação agrícola da região. A interrupção das operações ocorreu em função da necessidade de adequações na infraestrutura do aeroporto, já que o entorno é composto por área de preservação ambiental que gerou obstáculos às operações.

O Daesp concedeu, por meio de concorrência pública, em outubro de 2012, a área para implantação de hangar no aeroporto. A vencedora foi a Epco Engenharia, que será responsável pelo espaço de 2.275 m². A empresa deverá construir o hangar em um prazo de 12 meses, após a aprovação dos projetos que devem ser entregues ao Daesp até abril.

Ficha Técnica – Aeroporto Estadual de Registro

– Horário de funcionamento: do nascer ao pôr-do-sol
– Dimensões da pista: 1.500 m x 30 m
– Designação da cabeceira: 10 – 28
– Terminal de passageiros: 120 m²
– Estacionamento de veículos: 40 vagas
– Distância do aeroporto até o centro da cidade: 3,5 km

Da Secretaria de Logística e Transportes