Alckmin inaugura 2ª Delegacia Seccional e amplia atendimento à população de Campinas

Ainda na cidade, o governador entregou mais um posto do Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado

sex, 28/02/2014 - 17h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 28, a primeira fase da 2ª Delegacia Seccional de Campinas. Nesta primeira etapa, entrarão em funcionamento o plantão policial 24 horas – com cinco equipes – e a parte administrativa da Seccional. A unidade policial vai beneficiar cerca de 610 mil pessoas, entre moradores de Campinas e de Indaiatuba.

O novo plantão policial agilizará o registro de ocorrências e diminuirá o tempo de atendimento ao público. Com isso, as equipes dos distritos policiais poderão se dedicar ainda mais à investigação.

“Começamos com 72 policiais e não teremos nenhum Distrito Policial fechado. Até o final de março teremos mais 30 policiais e, ao longo do ano, com a finalização dos concursos, teremos mais 96, chegando a 198 policiais civis aqui na 2ª Seccional. Tudo isso para fazer um bom trabalho em Campinas e em beneficio da região”, frisou Alckmin.

A Seccional abrangerá os mais de 400 mil habitantes da zona oeste de Campinas, que é a região que mais cresce na cidade, com 200 bairros e abriga o Aeroporto de Viracopos. Além disso, também serão atendidos os 210 mil moradores de Indaiatuba.

Para esta primeira etapa, a 2ª Delegacia Seccional terá 45 policiais civis, sendo 40 para o plantão policial e cinco para a administração. Cada equipe plantonista terá dois delegados, dois escrivães e quatro investigadores.

O delegado Joel Antônio dos Santos foi designado para ser o titular da unidade. O policial atuou 13 anos na Delegacia Antissequestro (Deas) da cidade.

Para prestar um melhor atendimento à população, o prédio da 2ª Delegacia Seccional dispõe de uma entrada separada para pessoas detidas ou presas, sem contato direto com o público.

Serão subordinados à 2ª Seccional o 6º Distrito Policial, 8º DP, 9º DP, 11º DP de Campinas e as unidades de Indaiatuba (1º DP, Delegacia de Defesa da Mulher e Delegacia do município).

A unidade fica na rua Oswaldo Oscar Barthelson, 713, no Jardim Londres. O Governo do Estado investiu R$ 149,5 mil na obra para adaptação e melhorias do imóvel.

Ao término da 2ª etapa de implantação, a 2ª Delegacia Seccional também aumentará o número de delegacias especializadas em Campinas. Nesta 2ª fase, passarão a funcionar a 2ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a 2ª DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) e a 2ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).

A estimativa é que 198 policiais civis atuem na 2ª Delegacia Seccional e nas suas delegacias subordinadas, sendo que 72 já estão à disposição. Até o final de março, outros 30 funcionários serão destinados para a 2ª Seccional. Os 96 funcionários restantes serão encaminhados para a região por meio de aprovados em concursos em aberto e de remanejamentos.

Inauguração do Acessa SP

Ainda em Campinas, Alckmin inaugurou mais um posto do Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública. A cidade conta agora com seis unidades do Programa e outras duas estão em implantação.

O novo posto do Acessa SP está localizado na 2ª Delegacia Seccional de Campinas, na Rua Oswaldo Oscar Barthelson, 713, no Jardim Londres. Conta com três computadores para os usuários, sistema operacional 4.0 – software desenvolvido para uso de deficientes visuais – e conexão de internet de 4 Mb.

O espaço também está adaptado para receber os portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida, com rampa, corrimão, porta para cadeirantes e banheiro exclusivo.

As outras cinco unidades do Acessa SP em Campinas já realizaram, juntas, mais de 740 mil atendimentos. Outras duas unidades estão em implantação: uma na Associação dos Moradores Jardim Rosália e outra no Parque Monsenhor Emilio José Salim.

Acessa SP

O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, que oferece para a população do Estado acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet. O Acessa SP conta com 757 postos ativos e outros 177 em fase implantação.

Recentemente, o programa recebeu o Prêmio “Acesso ao Conhecimento 2013”, pela Fundação Bill & Melinda Gates, considerado o Nobel da inclusão digital. O Acessa SP concorreu com outras 300 candidaturas de 56 países.

Serviço – Acessa SP em Campinas

Posto 2ª Delegacia Seccional
Oswaldo Oscar Barthelson, 713 – Jardim Londres
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Posto CIC Campinas
Rua Dona Otilia Anhert Pieri, 85 – Conjunto Habitacional Vida Nova
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 17h.

Posto CIC Campinas – Acessinha
Rua Dona Otília Anhert Pieri, 421 – Conjunto Habitacional Vida Nova
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 17h.

Posto Poupatempo – Campinas Shopping
Rua Jacy Teixeira Camargo, 940 – Jardim Do Lago
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábado, das 8h às 14h.

Posto Poupatempo – Centro
Avenida Francisco Glicerio, 935 – Centro
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábado, das 7h às 13h.

Posto EMTU – Prefeito Magalhães Teixeira
Avenida Lix Da Cunha, 101 – Bonfim
Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6524
Secretaria de Gestão Pública
(11) 3218-5818