Alckmin inaugura 10ª Fábrica de Cultura em Brasilândia

Unidade oferece 850 vagas para crianças e jovens em cursos gratuitos de música, dança, circo, teatro, artes visuais e muito mais

sáb, 21/06/2014 - 15h22 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 21, a 10ª unidade do programa Fábricas de Cultura, mantido pela Secretaria de Estado da Cultura. Atividades e cursos gratuitos de música, dança, teatro, circo e artes visuais já estão abertos para a população. Para os interessados, participar é simples. Basta ir à recepção da Fábrica e fazer a inscrição na programação de férias e nos ateliês de iniciação artística, que começam no segundo semestre.

Com investimento de R$ 13,5 milhões, a Fábrica de Cultura Brasilândia ocupa uma área de 8 mil metros quadrados, composta por salas de múltiplo uso abertas para os frequentadores, auditório, biblioteca com computadores conectados à internet e salas de aula equipadas para a realização de cursos em diversas expressões artísticas.

Alckmin destacou a importância do equipamento instalado em uma região de alta vulnerabilidade social. “A cultura é uma vacina contra a violência, tem caráter preventivo, fortalece a educação e representa uma grande oportunidade para mudar a nossa realidade”, ressaltou o governador.

No espaço serão oferecidas, além das oficinas culturais, atividades permanentes voltadas, em sua maioria, para crianças e jovens. Contações de histórias na biblioteca, exibição de filmes, apresentações de música e de teatro também fazem parte da programação. O objetivo é atrair cada vez mais jovens para dentro da Fábrica e apresentar um mundo de novos conhecimentos e mudanças possíveis por meio de ações socioculturais.

Atualmente, além de Brasilândia, outras nove Fábricas de Cultura estão em funcionamento na capital paulista. Elas estão instaladas em bairros com alto índice de vulnerabilidade juvenil, segundo pesquisa da Fundação Seade, e oferecem, também, oportunidades de trabalho para os educadores de seu entorno.

As unidades Sapopemba, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Vila Curuçá, Parque do Belém, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Jardim São Luís e Capão Redondo já estão em funcionamento. Recentemente, a Secretaria de Estado da Cultura deu início às obras da Fábrica de Cultura Diadema, a primeira instalada fora da capital paulista.

Juntas, todas elas atenderam cerca de 700 mil pessoas em 2013, entre atividades de formação artística e de difusão cultural como shows, espetáculos de teatro e de dança, exibição de filmes, entre outros.

Programação

Na inauguração da 10ª Fábrica de Cultura, o público contou com uma mistura de ritmos em diferentes apresentações como as do bloco carnavalesco Inajar de Souza, dança cigana, roda de capoeira e jongo, shows de Carolina Amaral, Choronas, Família FK, Comunidade Cultural Sambaqui, Flavinho Mello e a dupla sertaneja Kleber e Klemer. A festa também teve barracas de pipoca, brincadeiras, jogos e muita diversão.

A Fábrica abre com uma programação cultural para o mês de junho e julho. No período de férias e Copa do Mundo, a unidade proporciona diversas oficinas para o público conhecer os ateliês. Copa da Quebrada propõe confecções de bandeirões relacionados aos países participantes da “Copa do Mundo Fifa 2014”, jogos interativos e discussões voltadas para o mundo do futebol. Já Samba na Brasa busca propiciar vivências e a iniciação artística dos participantes no universo do samba, com ênfase nas danças populares. Será proposta, ainda, a criação coletiva de um cortejo que envolverá os ateliês de outras linguagens para a construção de uma ação nas ruas do entorno. As duas serão realizadas do dia 23/06 a 03/07 com disponibilidade para 25 vagas.

“Quem disse que o circo não tem nada de parecido com o futebol? Tem bola… Tem perna-de-pau…”. Os movimentos dos jogadores de futebol e a utilização da bola serão elementos utilizados nas práticas e dinâmicas de grupo da oficina Circo e Futebol: brincando com bolas. O Ateliê de Circo escolheu o tema “Futebol” para tornar a prática circense ainda mais divertida. Do dia 24/6 a 03/7, também serão realizadas a Oficina de Pipa e a “Batucada Fantástica” – A força do tambor na torcida.

De 25/6 a 04/7, também terão atividades nos ateliês de Construção e Customização de Berimbau, Graffiti, Música e Futebol, Vivência Acrobática, Recebendo o Mundo: conhecendo os países e os times de futebol da Copa 2014.

Vale lembrar que, assim como para as oficinas de férias, as inscrições para os ateliês de iniciação artística devem ser feitas na recepção da Fábrica. Inicialmente serão abertas 850 vagas para os cursos do segundo semestre.

Além das oficinas, o projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Na nova unidade, no dia 24/06, às 15h, os filmes selecionados são ‘Thomás Tristonho’ e ‘As Bicicletas de Belleville’. Do dia 22/06 a 13/7, o público poderá conferir o documentário “Várzea – a Bola Rolada na Beira do Coração”, dando voz às lendas vivas da velha guarda do futebol de várzea. No domingo, dia 22, às 16h, a exibição será seguida de um bate-papo com o diretor Akins Kinte Kinte e com o repórter de futebol de várzea, poeta e escritor Marco Pezão. A exposição conta com fotografias, camisas de times, músicas e poesias produzidas para o documentário.

Para encerrar os finais de semana do mês de junho, dia 29, a partir das 17h, a Fábrica de Brasilândia apresenta os rappers – Shirley Casa Verde e Alan du Guetto. Com mais de 10 anos de carreira, Shirley Casa Verde já dividiu o palco com Dona Ivone Lara, Quinteto em Branco e Preto, Mano Brown e Emicida. No dia 29, a cantora apresenta seu trabalho solo e recebe a pequena MC Sofia, de apenas 9 anos, para dividir o palco. Já o rapper paulistano, Alan du Guetto, apresenta o show de seu mais novo trabalho ‘Hoje… Um belo dia para recomeçar’ com som dos bailes, das ruas, da história e do cotidiano das bordas do mapa, condensados em um trabalho coeso e pulsante.

Serviço

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida Inajar de Souza, 7001 – Brasilândia

Tel: (11) 3984-5956

Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h; sábados e domingos, variável de acordo com a programação.

Secretaria da Cultura
(11) 3339-8169