Alckmin garante mais R$ 10 bilhões para investimentos

Recursos serão aplicados na ampliação dos sistemas de transporte metropolitano e em obras de infraestrutura

seg, 06/08/2012 - 16h18 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou hoje, após reunião o Ministro Guido Mantega, a aprovação do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal – PAF para este ano. Ao todo, a medida amplia em R$ 10 bilhões a capacidade de captação de recursos do Estado junto a organismos nacionais e internacionais. Entre os projetos que serão contemplados com esses novos recursos estão a expansão do Metrô e da CPTM, a modernização de mais de 900 km de rodovias estaduais, incluindo a melhoria do acesso ao Porto de São Sebastião, além de projetos de infraestrutura nas áreas de saneamento e prevenção a enchentes.

“Essa é uma importante medida anticíclica que tem um grande impacto na geração de emprego e no estímulo a novos investimentos privados. Por exemplo, graças a esses recursos anunciamos a maior compra de trens num único edital. São 65 novos trens – 520 carros para passageiros – todos fabricados aqui no Brasil”, afirmou o governador Alckmin.

A autorização do governo federal para a ampliação da capacidade de contratação de financiamentos é resultado do bom desempenho das contas públicas do Estado. “Há dez anos, a dívida de São Paulo era de 2,2 vezes a receita corrente líquida. Hoje, a dívida representa 1,4 da receita corrente líquida, abaixo do patamar estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou Alckmin.

A intenção do governo agora é buscar esses financiamentos junto aos organismos nacionais e internacional de financiamento, entre eles o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o Japan Bank for Internacional Cooperation (JBIC) e Consórcio de Bancos Internacionais, a Japan International Cooperation Agency (JICA).