Alckmin forma 813 novos investigadores e escrivães

Novos formandos já estão aptos para reforçar a segurança no Estado

sex, 25/05/2012 - 18h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia de formatura de 568 investigadores e 245 escrivães da Polícia Civil, realizada na tarde desta sexta-feira, 25, no Anhembi, zona norte da capital. Os novos policiais civis irão atuar na Grande São Paulo, litoral e todas as regiões do interior e já estão aptos para o início do trabalho.

“É um dia esperado pelos formandos e por nós, porque farão a diferença com energia, juventude, idealismo e entusiasmo. Começam imediatamente e já vão para os distritos policiais. Uma turma muito animada e preparada”, afirmou o governador.

Os novos investigadores participaram de um concurso aberto em agosto de 2009 e enfrentaram uma concorrência de 26,8 candidatos por vaga. A disputa para o cargo de escrivão de polícia, que teve seu edital publicado em fevereiro de 2010, foi de 28,9 candidatos por vaga.

No dia 3 de janeiro, foram 610 investigadores e 357 escrivães que tomaram posse na Academia de Polícia Civil (Acadepol). A posse não dá direito ao exercício da profissão. Antes, os policiais passaram por um período de curso na Academia, incluindo 30 dias de estágio.

O curso teve início no mesmo dia da cerimônia de posse. Os alunos tiveram aulas de Armamento e Tiro, Defesa Pessoal, Inquérito Policial, Investigação Policial, Criminalística, Medicina Legal, Direito Penal, Processual Penal e Direitos Humanos.

Os investigadores e escrivães permaneceram em estágio de 23 de abril a 23 de maio, fase da formação onde os policiais aprendem, na prática, a desempenhar sua função.

Salário

Depois de formados, os novos policiais iniciarão a carreira como investigadores e escrivães de 3ª classe, recebendo R$ 3.254,90 de salário inicial nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Distribuição

O concurso foi realizado de maneira regionalizada. Nesta forma de concurso, os concorrentes disputam as vagas apenas com candidatos da mesma região e os que obtêm as melhores notas são distribuídos nas delegacias da área de sua seccional.

Confira a distribuição dos novos policiais civis por região:

– Grande São Paulo: 197 investigadores e 42 escrivães

– Vale do Paraíba e Litoral Norte (Deinter-1): 32 investigadores

– Região de Campinas (Deinter-2): 55 investigadores e 27 escrivães

– Região de Ribeirão Preto (Deinter-3): 35 investigadores e 27 escrivães

– Região de Bauru (Deinter-4): 48 investigadores e 40 escrivães

– Região de São José do Rio Preto (Deinter-5): 45 investigadores e 32 escrivães

– Baixada Santista e Vale do Ribeira (Deinter-6): 51 investigadores

– Região de Sorocaba (Deinter-7): 52 investigadores e 34 escrivães

– Região de Presidente Prudente (Deinter-8): 30 investigadores e 24 escrivães

– Região de Piracicaba (Deinter-9): 24 investigadores e 28 escrivães

Da Secretaria da Segurança Pública