Alckmin entrega unidade do programa Creche Escola em Porto Feliz

Secretaria da Educação do Estado investiu R$ 1,6 milhão na construção da unidade para atender 150 alunos na cidade, da região de Itu

seg, 25/09/2017 - 19h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta segunda-feira, 25, uma nova unidade do Programa Creche Escola no município de Porto Feliz. A construção do equipamento foi possível graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a prefeitura local, podendo atender 150 crianças de 0 a 5 anos.

“O melhor investimento que existe é na primeira infância. Na área da educação, o Governo do Estado só atuava na faixa etária de seis anos para cima – ensinos fundamental, médio, tecnológico e universitário. Nós inovamos com o programa Creche Escola, para ajudar as prefeituras a reduzir a fila de espera e atender mais famílias”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O Centro de Educação Infantil Municipal Giovanna de Oliveira Leite foi resultado de um investimento de mais de R$ 1,6 milhão. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. O local também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

No convênio assinado com a Prefeitura, a Secretaria da Educação do Estado é responsável pelo repasse dos valores financeiros e pelo processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a implantação do Projeto Creche Escola, em 2011, foram concluídas 265 unidades e outras 275 estão em execução. Na região de Itu, outras quatro unidades já foram inauguradas e cinco estão sendo construídas, com a previsão de 650 novas vagas.

Ensinos Fundamental e Médio

Além da atenção especial à Educação Infantil, na região de Itu, a rede de ensino conta com 55 escolas e cerca de 39 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as 55 unidades, 3 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. A região conta, ainda, com três Centros de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.

Secretaria da Educação
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(11) 2075-4610