Alckmin entrega três novos trens para a Linha 8 da CPTM

Governador também anunciou o início das obras de modernização da estação Domingos de Moraes

qua, 31/10/2012 - 17h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 31 de outubro, três novos trens para a frota da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As novas composições são equipadas com tecnologia de ponta, ar-condicionado e têm design diferenciado. Na ocasião, o governador anunciou o início das obras de modernização da estação Domingos de Moraes, localizada na mesma linha.

“Hoje completamos 82 trens entregues. Ficam faltando 23, que serão entregues neste ano e no primeiro semestre do ano que vem, quando chegaremos a 105 trens. São trens zero quilômetro, com ar condicionado, sistema de câmeras interno e externo, maior motorização e sistema de frenagem mais potente”, afirmou Alckmin.

Fabricados pela CAF na unidade de Hortolândia, os trens contam com oito carros e salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). Com 170 metros de comprimento, estão equipados com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa. Além disso, são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio).

Até 2013, serão entregues gradativamente mais 23 trens. Em continuidade ao Programa de Modernização da Frota, a CPTM está licitando mais 65 composições de oito carros, totalizando 520 carros. A Sessão Pública destinada ao recebimento dos envelopes “A” (proposta) e “B” (documentos para habilitação) está prevista para a próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, às 10h.

Modernização da estação Domingos de Moraes

A estação Domingos de Moraes, na Linha 8-Diamante, passará por obras de modernização, que contemplam a readequação funcional do edifício e incluem a implantação de plataformas cobertas e todos os itens de acessibilidade, como elevador, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequados, além de banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O investimento é da ordem de R$ 10 milhões e a previsão é de que as obras, executadas pelo Consórcio Diamante, estejam concluídas no segundo semestre de 2013.

“Essa é uma estação pequena, antiga, com escadaria, então vamos começar a reforma e a ampliação após o feriado. São R$ 10 milhões de investimento e a entrega acontece em julho do ano que vem. Hoje, são nove estações em obra”, afirmou o governador.

A estação atual foi inaugurada em 1979 pela antiga Fepasa. A remodelação em curso prevê uma série de intervenções para oferecer melhores condições de conforto e acessibilidade aos cerca de 15 mil usuários que diariamente embarcam nesta estação.

As obras também contemplarão a instalação de nova infraestrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, dispositivo de detecção de incêndio e telefonia, entre outros.

Da CPTM