Alckmin entrega trem para a linha 11, passarela na linha 9 e anuncia o Conexão CPTM

Em homenagem aos 25 anos da CPTM, os monitores do novo trem exibirão imagens de obras do pintor francês do século XIX Jean-Baptiste Debret

ter, 04/07/2017 - 13h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta terça-feira, 4, o 14º novo trem do total de 65 encomendados no contrato vigente de fornecimento de composições. O trem prestará serviço na linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianases) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CTPM). No mesmo evento, o governador lançou o chat Conexão CPTM, novo canal de atendimento ao usuário. O serviço funcionará, inicialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Mais cedo, Alckmin entregou a passarela Pinheiro Chagas e a passagem inferior Lagoa da Tocha, ambas na Linha 9-Esmeralda, próximas à estação Grajaú.

A nova composição da linha 11-Coral conta com todos os itens mais modernos de tecnologia e de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Esse é o terceiro novo trem para o Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje já transporta diariamente cerca de 500 mil usuários. A linha 7-Rubi já recebeu 11 unidades, dando início ao processo de padronização da frota desta linha.  Os demais trens serão distribuídos nas linhas de acordo com a necessidade operacional.

“O novo trem tem oito vagões contínuos, uma maior motorização, câmeras de vídeo e ar-condicionado, trazendo muito mais conforto aos usuários. Na semana que vem, entregaremos mais dois trens para a CPTM. Estamos aumentando a frota e também substituindo os trens antigos, da década de 1950”, afirmou o governador.

Esse trem levará, também, aos passageiros um pouco da cultura e da história do Brasil. Isso porque, em comemoração aos 25 anos da CPTM, serão exibidas nos monitores da composição as gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, o pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX.

As 30 imagens, produzidas entre 1816 e 1831, retratam cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época. A exposição, que está em cartaz na Estação da Luz, é resultado de uma parceria com o Acervo dos Palácios do Governo e tem apoio da Imprensa Oficial e do Metrô. Foram reunidas cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das maiores de Debret existentes no Brasil. A curadoria é de Ana Cristina Carvalho, diretora-curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

Conexão CPTM

A partir de hoje, os usuários contam com um novo canal de comunicação com a Companhia. É o Conexão CPTM, um chat operado pelos atendentes do Serviço de Atendimento ao Usuário.

Durante a fase de testes, o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A previsão é de que os horários sejam ampliados a partir da segunda quinzena de julho.

Para utilizar o chat, basta um celular, tablet ou computador com acesso à internet. No site da CPTM, haverá um ícone para o atendimento on-line, onde o cidadão poderá interagir com um representante da empresa.

Permanecem à disposição dos passageiros, ainda, todos os outros canais de comunicação, como as redes sociais, o telefone 0800-055-121 (24 horas), o Disk Denúncia pelo celular 97150-4949 e o Serviço de Atendimento ao Usuário, que pode ser acessado por meio do portal da CPTM, ou no endereço direto  http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx.

Passarela

 A passarela Pinheiro Chagas e a passagem inferior Lagoa da Tocha fazem parte do projeto de ampliação da Linha 9-Esmeralda. A passarela permite a transposição da linha férrea, ligando o Terminal Grajaú com o Parque São José VI e o corredor da Avenida Senador Teotônio Vilela. Já a passagem inferior foi instalada na confluência da faixa ferroviária com as ruas Lagoa da Tocha e Francisco Bartolozzi, permitindo a ligação entre o Parque São José VI e o Corredor da Av. Senador Teotônio Vilela com o Jardim Manacás. “Elas trazem mais segurança e qualidade de vida a quem trafega por aqui”, ressaltou o governador.

Exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”

Local: Estação da Luz da CPTM (até o dia 8 de julho, quando será transferida para o mezanino da estação Luz do Metrô)

Data: até 31 de julho

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
(11) 3117-7490 / 7492
www.cptm.sp.gov.br