Alckmin entrega serviço inédito para dependência química infantil

Localizada em Lins, unidade conta com 16 leitos de internação para pacientes com idade entre 7 e 14 anos

seg, 16/06/2014 - 18h46 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 16, uma nova unidade de saúde voltada ao tratamento de crianças e adolescentes com dependência química. Localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Clemente Ferreira, em Lins, o serviço trabalha com um modelo inédito de atendimento a pacientes com idade entre 7 e 14 anos.

“Infelizmente nós temos crianças e adolescentes com problema de dependência química, então, aqui vai ser um centro de referência para tratamento desses casos”, explicou Alckmin. Com investimento de R$ 326,4 mil para reforma, readequação de espaço e compra de mobiliário, e custeio anual de R$ 1,6 milhão, a unidade mantém 16 leitos de internação num espaço de 516 m².

Os pedidos de internação serão regulados pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, a partir do encaminhamento de pacientes feito pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da região.

No Cais, os pacientes infantis contarão com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por 34 colaboradores, entre médico clínico, psiquiatra, assistente social, educador físico, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Inaugurado na década de 50, o Cais Clemente Ferreira está localizado num espaço de 240 mil m² e, além da oferta de atendimento à dependência química, gerencia 90 leitos para atendimento de pacientes psiquiátricos de longa permanência e 190 leitos para pacientes neurológicos infanto-juvenis e adultos portadores de múltiplos agravos à saúde.

O Cais Clemente Ferreira conta com quatro blocos de internação e outros espaços destinados às áreas administrativas, apoio assistencial e técnico, serviço de lavanderia hospitalar, oficinas, cinema, capela, oficina de trabalho experimental, um Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) e casas destinadas aos lares abrigados e ao centro de convivência infantil.

O Cais Clemente Ferreira está localizado na Estrada Lins-Guaiçara, km 4, em Lins.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650