Alckmin entrega reforma do AME de Dracena

Reforma do prédio também vai permitir aumentar atendimentos não médicos e consultas

sex, 01/03/2013 - 21h18 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 1º de março, as novas instalações do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Dracena. A ampliação física do prédio foi de 42%, passando de 1.710 m² para 2,4 mil m². No total, foi investido R$ 1,5 milhão para construção de 24 novas salas, entre elas a de recuperação pós-anestésica e de psicologia. O objetivo da reforma é a melhoria do espaço físico, a readequação do fluxo de atendimento e a ampliação da capacidade do atendimento.

“O novo espaço vai possibilitar ao AME fazer mais cirurgias e consultas. E incluímos as especialidades de dermato, otorrino, oftalmo, ortopedia e cirurgia geral”, destacou Alckmin.

O novo espaço irá dobrar a capacidade para realização de cirurgias eletivas anuais, passando de 2 mil para 4 mil procedimentos. Também serão disponibilizadas 2 mil novas consultas médicas anuais, somando-se às 87 mil ofertadas atualmente. A reforma ainda vai contribuir para que a população da Dracena e região ganhe outras 2 mil consultas não médicas (atualmente são 33 mil anuais).

Com a reforma e os novos equipamentos, o AME vai realizar, a partir de março, cirurgias de baixa complexidade e eletivas para as especialidades oftalmologia e ortopedia. A previsão é que sejam feitas cerca de 160 cirurgias por mês, aumentando o número de procedimentos de pequenas cirurgias para 504 mensais.

O AME Dracena é referência para 17 municípios da região, atendendo as cidades de Dracena, Junqueirópolis, Flora Rica, Irapuru, Tupi Paulista, Monte Castelo, Nova Guataporanga, São João do Pau d’Alho, Pauliceia, Panorama, Ouro Verde, Caiuá, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Piquerobi, Santa Mercedes e Marabá Paulista.

Desde o início de suas atividades em 2009, até o final de 2012, o AME Dracena realizou 351.635 atendimentos médicos, 134.755 atendimentos não médicos, 7.644 pequenas cirurgias e prestou mais de 1,3 milhão de serviços de apoio à diagnósticos e terapia para pacientes externos e internos.

AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Atualmente, o Estado conta com 48 AMEs.

O objetivo da unidade é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feita pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.

Da Secretaria da Saúde