Alckmin entrega novo AME de São Carlos

Ambulatório estadual disponibilizará atendimento em 24 especialidades médicas e não médicas, além de exames e pequenas cirurgias

qua, 28/03/2018 - 19h38 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 28, o novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São Carlos. A unidade será referência no atendimento ambulatorial em 24 especialidades médicas e não médicas para seis municípios da região de Araraquara.

Durante a inauguração, o governador destacou os benefícios dos ambulatórios. “O AME dá resolutividade às UBSs, porque aqui estão disponíveis todas as especialidades médicas e todos os exames, então, é possível desafogar as UBSs e até evitar casos de internação”, afirmou Alckmin.

Para implantação do ambulatório, foram investidos mais de R$ 2,4 milhões para compra de equipamentos, mobiliários e adequação predial. Como todo serviço de saúde, será implantada gradativamente. Quando estiver plenamente ativa, serão realizadas 5,6 mil consultas médicas, 1,4 mil consultas não médicas (a exemplo de enfermagem e farmácia), 5,4 mil exames e cerca de 250 procedimentos cirúrgicos. O custeio total será de R$ 6,6 milhões no decorrer de 2018, com recursos do tesouro estadual.

O novo AME vai proporcionar à população da região atendimento médico ambulatorial especializado, voltado para a investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica para casos de menor complexidade.

A unidade possui área física de 1.568 m² e onze consultórios, dez salas de exames, salas de espera, salas para curativos, espaços específicos para medicação, enfermagem, repouso/observação, coletas e laudos, além de uma sala de centro cirúrgico com modernos equipamentos médico-hospitalares e capacidade de realizar procedimentos como biópsia, colonoscopia e outros.

O AME de São Carlos contará com vinte especialidades médicas, como Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, entre outras, além de especialidades não médicas, como nutrição e enfermagem (confira abaixo a relação completa de especialidades). Também oferecerá exames diagnósticos e terapêuticas, como raio-x, mamografia, ecocardiograma e colposcopia, para citar alguns exemplos.

“Com esse novo AME, ampliamos ainda mais o acesso da população a cuidados especializados na região de Araraquara, num serviço altamente resolutivo, capaz de ofertar diagnóstico e o tratamento no mesmo local”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O novo AME atenderá uma população de referência de aproximadamente 350 mil pessoas da região central do Estado, distribuídas entre seis cidades: Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito e São Carlos. A unidade receberá os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

O agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde municipais, mediante sistema informatizado da Secretaria. A região já conta com os AMEs de Américo Brasiliense e Taquaritinga, que estão em pleno funcionamento.

O AME São Carlos fica localizado na Avenida Sallum, nº 1587, Vila Prado, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A organização social responsável pelo gerenciamento é a Santa Casa de Marília.

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2014 no Estado de São Paulo. Atualmente, o Estado conta com 58 AMEs, incluindo o novo de São Carlos, em funcionamento.

A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados.

O objetivo da unidade é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Especialidades do AME de São Carlos

Médicas (20): Anestesiologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia infantil, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia.

Não médicas (4): Serviço Social, Nutrição, Enfermagem e Farmácia.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064
www.saopaulo.sp.gov.br