Alckmin entrega novas instalações da Fatec Pindamonhangaba

Implantada em 2006, a unidade tem 1.111 alunos matriculados em cinco cursos superiores de tecnologia

sex, 20/06/2014 - 11h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 20 de junho, o novo bloco pedagógico da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Pindamonhangaba. O valor de investimento na construção das novas instalações superou R$ 3,6 milhões.

“É importante destacar que todas as Fatecs do Vale – além de Pinda, temos unidades em Cruzeiro, Guaratinguetá, São Sebastião, São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, as duas últimas inauguradas recentemente – têm os cursos voltados para as atividades industriais da região”, ressaltou Alckmin durante o evento.

O novo bloco abriga duas salas de aulas, sete laboratórios (automação, informática, física, eletricidade e eletrônica, mecânica dos fluídos, processos e usinagem), biblioteca e auditório com capacidade para 120 pessoas, entre outros ambientes.

Foram feitas também obras de construção da cabine primária e instalação de três postos de transformação (um para atender o bloco de laboratórios de soldagem, outro para o bloco novo e o terceiro para atender dois blocos: o administrativo e o pedagógico), além da instalação do sistema de vigilância por câmeras. Entre 2010 e 2014, o Estado também investiu na unidade mais de R$ 2 milhões em mobiliário e equipamentos.

Implantada em 2006, a Fatec tem 1.111 matriculados. O Vestibular para o segundo semestre deste ano ofereceu 240 vagas, distribuídas entre cinco cursos superiores de tecnologia: Gestão Empresarial (Educação a Distância – EaD, novidade neste processo seletivo); Manutenção Industrial; Mecânica: Processos de Soldagem; Processos Metalúrgicos; e Projetos Mecânicos. Uma demonstração do interesse da comunidade pela modalidade a distância é a demanda no Vestibular – 208 inscritos para 40 vagas.

Pindamonhangaba conta também com a Escola Técnica Estadual (Etec) João Gomes de Araújo, integrada ao Centro Paula Souza em 1994. Neste semestre,1.531 alunos estudam na unidade, sendo 238 no Ensino Médio e 1.293 divididos entre os 11 cursos técnicos.

Pela parceria firmada com a Secretaria Estadual da Educação, o Centro Paula Souza também oferece Ensino Técnico em duas escolas estaduais do município – as EEs Alzira Franco e Prof. Rubens Zamith , mantendo um total de 312 matriculados no período noturno.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em cerca 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 221 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 67 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3327-3144