Alckmin entrega moradia número 500 mil da CDHU

Novo empreendimento no bairro do Belém será ocupado por famílias que residiam em cortiços na região central da capital

sáb, 01/11/2014 - 14h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, 1º de novembro, a unidade número 500 mil da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A moradia está localizada em um novo empreendimento da cidade, o Belém H, composto por 44 apartamentos que serão ocupados por famílias originárias de cortiços da área central da cidade de São Paulo.

“Estamos entregando hoje, no Belém, no centro expandido de São Paulo, 44 apartamentos novos com a melhor qualidade e toda a infraestrutura. É um programa específico que fizemos com o BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para erradicação de cortiços. São famílias que moravam às vezes todas juntas numa mesma casa e passaram a ter sua individualidade, sua moradia digna. Além disso, hoje é um dia histórico, pois chegamos à marca de 500 mil unidades, apartamentos e casas entregues pela CDHU”, disse o governador.

Para a construção das novas moradias, foram investidos R$ 3,1 milhões. Os apartamentos têm 37,81m² ou 37,40m², contam com piso cerâmico, esquadrias de alumínio, revestimento interno e azulejo nas paredes hidráulicas. O conjunto já possui medidores individualizados de água, luz e gás. O condomínio tem guarita, paisagismo integrado, playground e bicicletário.

Este é o quinto conjunto entregue pela CDHU no bairro do Belém, totalizando 317 unidades entregues e outras 38 em andamento. O empreendimento faz parte do Programa de Atuação em Cortiços, que já atendeu em São Paulo mais de 10 mil pessoas.

CDHU

O primeiro conjunto habitacional entregue pela Companhia, que na época chamava-se Cecap, tem 20 casas e foi construído na cidade de Paulo de Faria, localizada no norte do Estado, destinado às famílias vitimadas pela doença de Chagas. De lá para cá, a CDHU foi se desenvolvendo e a qualidade arquitetônica e urbanística dos seus projetos ganharam projeção internacional, tornando-a a maior empresa pública promotora de habitação da América Latina.

Hoje, a Companhia é referência em habitação de interesse social e também no atendimento às famílias de áreas de risco, favelas e assentamentos, inclusive tendo recebido reconhecimento da ONU no Projeto Rubens Lara, de Cubatão.

Atualmente, a Companhia possui 355 mil contratos ativos. Destes, 214 mil mutuários, quase 60% das famílias, pagam uma prestação de até R$ 108, pois se encontram na faixa de renda de 1 a 1,5 salário mínimo. A CDHU é a empresa brasileira que mais atende o público com renda familiar de um a três salários mínimos, com 90,5% dos mutuários nesta faixa.

Muito mais que uma casa, a CDHU realiza obras de infraestrutura urbana em bairros e municípios que necessitam, contribuindo para a melhoria da saúde pública. Também oferece projetos sociais que atuam antes e depois da ocupação dos prédios, com palestras sobre convivência, oficinas de gestão condominial e atividades socioeducativas.

Há também os projetos especiais que atendem as necessidades de seu público-alvo, como o Vila Dignidade para idosos, o Programa de Moradia Indígena e o dos Quilombolas. Programas que levam em consideração as especificidades, cultura e tradição dos atendidos.

CDHU em números

500 mil unidades habitacionais entregues
3.200 conjuntos habitacionais
2 milhões de pessoas atendidas
355 mil contratos ativos
636 municípios atendidos
380 mil empregos gerados em quatro anos
90,5% dos mutuários com renda familiar de até três salários mínimos
700 funcionários diretos

Secretaria da Habitação / CDHU
(11) 2505-2490 / 2870 / 2747