Alckmin entrega medalha a Mauricio de Sousa e lança revista em quadrinhos da Secretaria de Turismo

Gibi “Turismônica” apresenta de forma lúdica e educativa a importância do turismo como fator de desenvolvimento econômico e social

qui, 28/01/2016 - 19h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 28, ao cartunista Mauricio de Sousa a Medalha “Mário de Andrade”, concedida às pessoas que contribuem com a educação e cultura no Brasil. Durante o evento, no Palácio dos Bandeirantes, também ocorreu o lançamento da revista em quadrinhos Turma da Mônica “Turismônica”, uma parceria da Secretaria de Turismo do Estado com a Mauricio de Sousa Produções.

O gibi apresenta de forma lúdica e educativa a importância do turismo como fator de desenvolvimento econômico e social, além a explicar a importância das estâncias turísticas do Estado e mostrar conceitos como acessibilidade e hospitalidade.

“É uma dupla alegria. A primeira é porque estamos homenageando um gênio da arte e cultura, o Mauricio de Sousa. Ele imortalizou a Mônica, o Cebolinha, o Bidu, o Franjinha, personagens que passaram de geração para geração. Essa medalha é uma merecida homenagem para um grande e maravilhoso trabalho”, disse Alckmin. “A outra é o lançamento do ‘Turismônica’, que é uma forma de incentivar o turismo.”

As revistinhas serão distribuídas para alunos e professores do primeiro ao quinto ano da rede pública estadual de ensino e serão utilizados pelo professor como ferramenta na construção do conhecimento interdisciplinar e crítico do aluno, dado que o turismo abrange conceitos variados.

A tiragem é de um milhão de revistas, sendo 700 mil para a Secretaria da Educação do Estado e 300 mil distribuídas para prefeituras, bibliotecas municipais e escolas municipais que têm o turismo inserido na grade curricular. A intenção é que esses alunos e professores disseminem os conhecimentos para os familiares e amigos.

“É uma honra, não só por conta da medalha, mas porque estamos lançando um produto de muita importância, peso e responsabilidade, também, e que vai provocar conhecimento e informação”, comemorou Mauricio de Sousa durante o evento. “Além de despertar a vontade de o leitor viajar e conhecer o que tem de bom no Brasil. Quando temos as ferramentas para mandarmos essas mensagens, eu, como autor desse processo, fico muito feliz de dividir com vocês.”

Mais informações:
Secretaria de Turismo
(11) 3709-1647