Alckmin entrega mais um helicóptero Águia para a região de Campinas

Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar passam a contar com 22 helicópteros para agir em situações de resgate

qua, 25/03/2015 - 15h43 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 25 de março, no Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de Campinas, uma nova aeronave ao Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), a “tropa de elite” do resgate médico estadual. É o penúltimo helicóptero Águia, dos 23 que servirão a Policia Militar de São Paulo. Foram investidos R$ 10 milhões para aquisição da aeronave, que vai reforçar o atendimento aeromédico e expandir a capacidade de atuação do Grau, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar.

“A primeira causa de morte entre os jovens é por acidente, e a eficácia da assistência faz toda a diferença para salvar vidas. Este é um helicóptero totalmente adaptado para o resgate de pessoas, com recursos para atendimento de emergência, além de ser o mais moderno da categoria”, disse Alckmin. O governador também destacou que a Região Metropolitana de Campinas contará agora com duas aeronaves, uma somente para a segurança, e a outra somente para o atendimento de saúde.

O helicóptero, modelo AS350 B2 Esquilo, será destinado à Região Metropolitana de Campinas e proximidades. Com isso, os atendimentos aeromédicos terão exclusividade, o que otimizará tanto as ações em saúde quanto as de policiamento. A Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas existe desde 1997 e, em 2010, passou a incluir resgates em suas funções.

Esse tipo de aeronave alcança um raio de 60 km em apenas 20 minutos, portanto permite o rápido acesso das equipes de saúde às vitimas, bem como sua transferência para o hospital mais adequado ao tratamento, além de garantir celeridade às transferências inter-hospitalares.

O helicóptero também dispõe de tecnologia avançada, como o sistema VEMD (Vehicule and Engine Multifunction Display), que permite a visualização dos parâmetros do motor e da aeronave agrupados em tela de cristal líquido e, consequentemente, garante maior facilidade e segurança ao voo. Também possui GPS Garmim 500, que oferece recursos de maior precisão sobre trajetos, além de kits aeromédicos homologados.

Mais de 130 médicos recém concursados foram capacitados para atuar como tripulantes operacionais nessas aeronaves, em conjunto com pilotos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Indicadores criminais

Durante o evento, o governador adiantou alguns indicadores criminais da Região Metropolitana de Campinas. “Praticamente todos os crimes diminuíram em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com o primeiro bimestre do ano passado”, destacou Alckmin.

Os dados apontam que houve redução no número de homicídios dolosos (-34,7%), estupros (-11%), roubos em geral (-4%), roubos de carga (-17%) e furtos em geral (-9%). “A redução não representa só números”, frisou o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes. “Diminuir homicídios significa que mais vidas estão sendo salvas, reduzir roubos é ter mais liberdade para a população sair de casa com tranquilidade e a queda de estupros é dar mais dignidade para as pessoas”.

Além destes, roubo e furto de veículos caíram (-25,7% e -13,8%, respectivamente) pelo sétimo mês seguido. “Por esse motivo, o Governo do Estado está pedindo para as seguradoras diminuírem o preço dos seguros de automóveis”, ressaltou o governador. Os dados estaduais também serão divulgados hoje.

Base de Campinas

Desde sua criação, a Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas já realizou 8.999 horas de voo. Isso seria equivalente a quase 375 dias inteiros. Ao todo, 18.507 ocorrências policiais, como acompanhamento, perseguição e apoio, foram atendidas pelos pilotos policiais. Outras 1.310 situações incluíram resgates aeromédicos.

O trabalho do Águia de Campinas permitiu a prisão de 4.888 criminosos, apreensão de 1.596 armas de fogo, recuperação de 4.353 veículos envolvidos em furtos e roubos, resgate de 541 pessoas e transporte de 118 órgãos para transplantes.

Saiba mais:
Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685
Secretaria da Saúde
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711