Alckmin entrega mais 518 moradias para famílias da Serra do Mar

Residenciais Rubens Lara e Parque dos Sonhos receberão famílias originárias de áreas de risco e proteção ambiental

sex, 21/09/2012 - 18h10 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo cumpriu mais uma etapa na transferência de famílias da Serra do Mar para moradias construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 21, em Cubatão, 518 novas moradias. Com isso, já são 2.806 famílias que deixaram áreas de risco e proteção ambiental da Serra do Mar e receberam imóveis da CDHU.

Nessa etapa, foram entregues 406 unidades no Residencial Rubens Lara e 112 no Residencial Parque dos Sonhos (Bolsão 9).

“São 518 moradias novas, com janelas mais largas, acessibilidade e aquecedor solar híbrido. Já o conjunto habitacional é equipado com paisagismo, quadra poliesportiva, churrasqueira, ciclovia e área verde”, ressaltou Alckmin. “Oferecer moradia com todo conforto e segurança a quem precisa é uma questão primordial”, completou.

Os imóveis são apartamentos, casas sobrepostas e sobrados com dois ou três dormitórios. Todos foram projetados com melhorias do padrão de qualidade da CDHU, como azulejos na cozinha e no banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos, sistema de aquecimento solar para água do chuveiro e pé-direito mais alto. Na parte externa, o revestimento é de pastilha de vidro reciclado. Os condomínios contam com medição individualizada de água e gás e infraestrutura completa.

O Residencial Rubens Lara é referência em sustentabilidade e, no ano passado, foi reconhecido mundialmente pelo Pnuma como modelo passível de ser replicado em outros países. É um empreendimento diferenciado, com vários modelos de moradias e equipamentos sociais. Construído em um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados, desapropriado pelo Estado, quando concluído terá 1.840 moradias, das quais 865 já foram entregues. O projeto prevê prédios de cinco e nove andares, casas assobradadas e sobrepostas, praças, ciclovia, vagas de garagem, churrasqueira, quadras poliesportivas e paisagismo.

O Parque dos Sonhos será composto de 1.154 imóveis, sendo que 396 já entregues. O conjunto terá casas, apartamentos e sobrados, área de lazer com quadra poliesportiva e pista de skate, tratamento paisagístico, guarita e estacionamento.

Programa Serra do Mar

Lançado pelo Governo do Estado no início de 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.950 famílias moradoras de áreas irregulares do Parque.

Ao todo, 5.350 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Para receber essas pessoas, além da oferta de moradias em outros municípios, a CDHU está construindo três bairros em Cubatão: os residenciais Rubens Lara, Vila Harmonia e Parque dos Sonhos, que somam 3.594 moradias.

Desde o início do programa, 2.551 famílias já deixaram as áreas de risco da Serra do Mar. Destas, 2.288 foram para novas moradias da CDHU, sendo 1.807 em Cubatão e 464 em outros municípios da Baixada Santista, e 17 receberam cartas de crédito. Outras 263 recebem mensalmente auxílio-moradia de R$ 400 e vão agora morar nos conjunto da Companhia.

Além de novas moradias, a CDHU está urbanizando os bairros Cota 95/100, Cota 200, Pinhal do Miranda e Fabril. As 2.600 famílias que ficarão em áreas já consolidadas da Serra do Mar receberão redes de água, esgoto e drenagem, abertura de ruas, calçadas, pavimentação e a instalação de equipamentos públicos como escolas, posto de saúde, de segurança, além de outros serviços como iluminação, telefone e coleta de lixo. Além disso, todos os moradores terão a escritura definitiva do seu imóvel.

Da Secretaria da Habitação / CDHU