Alckmin entrega Estação Engenheiro Goulart e anuncia mais dois novos trens para a CPTM

Parada aberta hoje fará integração com a futura Linha 13-Jade. Composições servirão à Linha 7-Rubi e ao Expresso Leste

sex, 04/08/2017 - 16h56 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 4/8, o governador Geraldo Alckmin entregou a nova Estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Essa será a estação de integração com a futura Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Depois, na Estação da Luz, Alckmin entregou dois novos trens para operação na CPTM: um na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e outro no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).

Com a conclusão dessa primeira etapa da Estação Engenheiro Goulart, os trens da Linha 12 voltam a parar nessa estação. Em 2018, outra plataforma estará operacional para atender a Linha 13-Jade. “São duas conquistas importantes para a mobilidade: a entrega do 17º e do 18º trens, dos 65 que contratamos para renovar as composições da CPTM; e a entrega da Estação Engenheiro Goulart ampliada, com acessibilidade, conforto, passarelas para o Parque Ecológico do Tietê, e que no ano que vem vai operar até o Aeroporto de Guarulhos”, afirmou o governador. 

O novo prédio conta com arquitetura moderna e totalmente acessível, tem mais de 15 mil metros² de área construída e em nada lembra o modesto prédio de 500 m² que existia no local. No quesito sustentabilidade, o projeto contempla um sistema de aquecimento de água por energia solar, reservatório de água quente e outro para armazenamento de água de reúso.

A estação conta com todos equipamentos de acessibilidade, com dois elevadores e sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também há quatro escadas rolantes e escadas fixas, além de bilheteria blindada, com três guichês, e linha de bloqueio com 16 catracas.

No mezanino da estação estão as salas para as áreas operacionais e de segurança, que incluem vestiários e sanitários masculino/feminino. Para abrigar as salas técnicas e os equipamentos gerais, foi construído um edifício anexo.  Os ciclistas terão mais conforto e comodidade com o bicicletário, com 152 vagas, sanitários e a passarela, que liga a estação ao Parque Ecológico Tietê, com acesso à ciclovia.

A estação Engenheiro Goulart integra o Lote 1 das obras civis da Linha 13-Jade, que também engloba a implantação da via permanente e rede aérea no trecho em superfície da nova linha, remanejamento da Linha 12 e ampliação de duas passagens inferiores.

 Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, beneficiará principalmente os moradores das duas maiores cidades do Estado, além de atender aos turistas e aos profissionais que vêm a São Paulo para negócios. A demanda inicial projetada é de cerca de 130 mil passageiros por dia útil e a conclusão das obras civis está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Atualmente, cerca de 2.300 trabalhadores estão mobilizados nos quatro lotes que compõem a obra.

A linha terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart (entregue nesta data), com integração com outros meios de transporte.

A Estação Cecap-Guarulhos terá um dos acessos transpondo o viário, permitindo conexão com a rodoviária de Guarulhos. Na Estação Aeroporto-Guarulhos, uma das saídas possibilitará a passagem para o Terminal Metropolitano de Taboão da Serra, além do acesso direto ao Terminal 1 do Aeroporto, que será interligado com transporte próprio da GRU, responsável pela distribuição dos passageiros pelos diversos terminais.

 Do total de 12,2 km de extensão, quase 8 km de vias férreas serão sustentadas por 764 vigas gigantes, com 31 metros de extensão e 96,8 toneladas cada, o equivalente a 121 carros populares com peso médio de 800 kg. Para atender essa demanda, uma fábrica foi montada em um dos canteiros e guindastes de grande porte são utilizados para o lançamento de vigas nos últimos trechos em elevado.

Novos trens

Nesta data, mais dois novos trens estão sendo incorporados à frota da CPTM. Um prestará serviços na Linha 11-Coral Expresso Leste e o outro na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato). Com essas novas unidades, a operação contará com 18 composições do lote de 65 encomendados. As demais serão entregues até o final de 2018.  

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).

Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Fotos do evento estão disponíveis no link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/multimidia/fotos/cptm-estacao-engenheiro-goulart-da-linha-12-e-entregue/

Assessoria de Imprensa