Alckmin entrega Estação de Tratamento de Esgotos de Itapura

Com investimentos de R$ 1,1 milhão, unidade faz parte do Programa Água Limpa e permite o tratamento de 100% do esgoto doméstico do município

qua, 06/02/2013 - 18h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 6, a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Itapura, município da região noroeste do Estado. O secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, também esteve presente, junto com Giuliano Savioli Deliberador, chefe de Gabinete do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), representando a autarquia, que é responsável pela obra.

“Itapura tinha 0% de tratamento de esgoto e passou para 100%. Com isso, estamos limpando o Baixo Tietê”, comentou Alckmin. “Agora o rio ficará mais limpo porque o esgoto não tratado acabava no Tietê. E também é uma forma de evitar doenças. Saneamento é saúde”, completou.

Com investimentos de R$ 1,1 milhão, a ETE faz parte do Programa Água Limpa. O sistema permite o tratamento de 100% do esgoto doméstico do município e tem capacidade para beneficiar mais de quatro mil habitantes (população prevista para 2025). A estação de tratamento é um marco na vida de Itapura, pois, a partir do início da sua operação, o esgoto doméstico deixa de poluir o rio Tietê, utilizado na cidade, inclusive, para recreação e turismo.

Anteriormente, o esgoto era lançado “in natura” em “fossas negras”, procedimento que provoca a contaminação do lençol freático. A Estação de Tratamento de Esgotos de Itapura é composta por duas “Lagoas de Estabilização”. Faz, ainda, parte do projeto a construção de 11,9 mil metros de interceptores e a revisão das estações elevatórias já existentes – mas que não funcionavam.

A prefeitura continua com o trabalho de interligação dos ramais prediais à rede coletora, tendo atingido 80% dos domicílios, sendo que a ETE está projetada para atender 100% deles.

Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE e a Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização, em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Em oito anos, o Água Limpa já atendeu 93 municípios e inaugurou 97 ETEs, considerando que alguns municípios têm mais de uma ETE. Atualmente, o programa está atendendo mais 15 municípios e construindo 16 estações. Até hoje, o programa beneficiou mais de 1,6 milhão de pessoas.

DAEE
Assessoria de Comunicação
(11) 3293-8508