Alckmin entrega equipamento que auxilia pessoas com deficiência ao Aeroporto de Bauru

Durante a visita, governador também assinou o convênio para transferência do Aeroclube à prefeitura municipal

qui, 25/07/2013 - 16h42 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 26, um ambulift ao Aeroporto Estadual Mousa Nakhal Tobias, conhecido como Aeroporto Bauru Arealva. O equipamento é usado para auxiliar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no embarque e desembarque. É o segundo ambulift entregue pelo Governo do Estado. O primeiro foi cedido ao Aeroporto Estadual de Presidente Prudente.

“Todos os nossos aeroportos com terminal de passageiro terão ambulift”, afirmou o governador Alckmin, que destacou que as pessoas com deficiência não precisam mais ser carregadas no colo, garantindo assim a segurança dos passageiros. “É dignidade e conforto para as pessoas com deficiência”, completou.

O ambulift é um veículo adaptado com uma plataforma elevatória que transporta a pessoa com dificuldade de locomoção até a aeronave. O equipamento estaciona ao lado da aeronave, na direção da porta, para que a plataforma seja elevada até a altura da entrada. Dessa forma, a pessoa com deficiência tem maior segurança e dignidade ao viajar.

O equipamento será disponibilizado graças a uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que adquiriu o ambulift e o DAESP, que será responsável pela manutenção e custeio, além de selecionar a equipe que irá operar o equipamento. A parceira prevê a disponibilização de sete equipamentos, sendo dois para Ribeirão Preto e um para os municípios de São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília e Araçatuba.

Municipalização do Aeroclube

Ainda em Bauru, Alckmin assinou o convênio para transferência da administração do Aeroclube de Bauru à prefeitura. A municipalização do aeródromo atende solicitação do prefeito do município, Rodrigo Agostinho. Após a assinatura, o documento será encaminhado para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República para anuência do órgão. Com a municipalização, a prefeitura de Bauru será responsável pela manutenção e operação do aeródromo perante os órgãos da Aeronáutica.

O Daesp, que administra este aeroporto desde 1981, coordenará todo o processo de transição. Nesse período, serão feitos os inventários dos bens (móveis e utensílios) e equipamentos e sub-rogados todos os contratos comerciais e administrativos de serviços, como vigilância e limpeza para a prefeitura.

Os contratos das áreas comerciais concedidas para atividades aeronáuticas também receberão aditamentos, respeitando os termos acordados na época das assinaturas. Por fim, após a execução dessas providências, será assinado o Termo de Entrega e Recebimento do aeroporto ao município.

Dos 27 aeroportos administrados pelo Daesp, seis operam com aviação regular (comercial) que são: Ribeirão Preto, S. José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Bauru/Arealva, Presidente Prudente. Os outros 21 aeródromos recebem a aviação geral (executiva e táxi aéreo).