Alckmin entrega dois novos barcos do Programa Nossa Guarapiranga

Iniciativa já retira mais de um caminhão de lixo por dia da represa; ações incluem o controle de plantas aquáticas e reflorestamento

qua, 05/09/2012 - 15h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 5 de setembro, dois novos barcos do programa Nossa Guarapiranga. As embarcações farão a retirada do lixo profundo (até 6 metros de profundidade) e a remoção de plantas aquáticas.

Alckmin explicou como funcionam os novos equipamentos. “São dois novos equipamentos desenvolvidos pela Unesp. Um deles tem um braço para a retirada das macrófitas, um tipo de vegetação que fica na superfície da represa. Essa retirada se faz necessária porque essas plantas se proliferam num volume não recomendável e acabam entupindo as grades de captação de água. O outro braço é de grande profundidade, conseguindo chegar no fundo da represa e fazer a retirada do lixo”, afirmou o governador.

A programa Nossa Guarapiranga, lançado em junho de 2011 pelo Governo do Estado e pela Sabesp, promove uma série de ações para melhorar a qualidade ambiental da represa e garantir as condições para o lazer e a prática de esportes náuticos. O investimento total é de R$ 12,2 milhões.

Uma grande variedade de objetos como sofá, televisão, pia, micro-ondas máquina de lavar roupa, pneus, garrafas PET e embalagens de produtos domésticos é retirada diariamente da represa Guarapiranga por meio das Ecobarreiras. Instaladas em dezembro do ano passado elas têm permitido a remoção de 23 metros cúbicos de lixo por dia do reservatório, o que significa mais de um caminhão a cada dia – esses veículos têm capacidade para 20 m³.

O Programa Nossa Guarapiranga possui três eixos de atuação: remoção de lixo, reflorestamento e controle das plantas aquáticas (macrófitas). No primeiro caso, foram instaladas na represa 11 Ecobarreiras, estruturas com boias e telas metálicas submersas que retêm o lixo que chega ao reservatório por meio dos córregos. Diariamente barcos de pequeno porte recolhem o material contido pelas barreiras, que é depois levado para aterro sanitário. Uma embarcação de maior porte captura o lixo profundo, que está até seis metros submerso na Guarapiranga. Ilhas e as margens da represa também receberam o plantio de mudas para recuperar a vegetação e evitar erosão.

Além disso, outra embarcação faz a remoção do excesso de plantas aquáticas dentro da represa. Existem na Guarapiranga mais de 80 tipos de macrófitas, como são chamadas. O barco conta com uma garra que remove essas plantas quando elas aparecem em quantidade excessiva. Isso evita que elas atrapalhem os esportes náuticos. A embarcação foi desenvolvida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, da Unesp.

Da Sabesp