Alckmin entrega centro de radioterapia e radiologia do Hospital Heliópolis

Com investimento de R$ 17,8 milhões, unidade poderá realizar 45 mil atendimentos a pacientes com câncer nas áreas de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia

sex, 13/06/2014 - 14h38 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 13 de junho, o centro de radioterapia e radiologia do Hospital Heliópolis, na zona sul da capital paulista. Situada no coração da maior comunidade carente da cidade de São Paulo, a unidade passa a integrar a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, do governo paulista.

Com investimento de R$ 17,8 milhões, o centro, que fica dentro do mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis, vai realizar atendimentos de combate ao câncer de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia.

“Estamos oferecendo a mais moderna tecnologia de combate ao câncer, tudo de graça, pelo SUS. Esses novos equipamentos vão atender toda a demanda da região e dar suporte à rede de combate ao câncer Hebe Camargo, que hoje está com 73 hospitais integrados e uma central de regulação, que é o Cross”, explicou Alckmin.

Foram instalados dois aceleradores lineares, que juntos serão responsáveis por realizar aproximadamente 45 mil sessões de radioterapia por ano. A unidade também terá um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, composto por um PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons), a mais moderna tecnologia para rastreamento de tumores.

Além disso, o novo serviço vai contar com outros dois tomógrafos, dois aparelhos de raios-X convencional, uma ressonância magnética, um aparelho de raio-X telecomandado, um mamógrafo e um aparelho radiodiagnóstico odontológico. Assim que estiver operando em plena capacidade, a unidade vai ofertar duas mil tomografias, 800 ressonâncias magnéticas e 150 tomografias com material radioativo mensalmente.

O mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa que unifica e padroniza protocolos de atendimento e mantém uma única regulação, por meio de uma Central de Regulação Oncológica, facilitando, assim, o acesso do paciente ao tratamento.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650 / 8705