Alckmin entrega Centro de Convivência do Idoso em Palmares Paulista

Equipamento social vai beneficiar até 200 idosos com um espaço de lazer e atividades

qui, 19/05/2016 - 17h03 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 19, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Centro de Convivência do Idoso “Albertino Evaristo Coelho”, em Palmares Paulista, região de São José do Rio Preto. A unidade está localizada na Rua Hermelindo Ruette de Oliveira, nº 235, e é fruto de uma parceria com a prefeitura do município.

“Estamos entregando, hoje, o Centro de Convivência do Idoso. São Paulo é o Estado amigo do idoso, pois os 645 municípios têm que ter ou o Centro de Convivência do Idoso ou o Centro Dia”, afirmou o governador. O Centro de Convivência do Idoso (CCI) vai beneficiar até 200 idosos com um espaço adequado para atividades socioculturais e educativas prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo. De acordo com dados da Fundação Seade, o município de Palmares Paulista tem 12 mil habitantes, sendo que 8% têm 60 anos ou mais.

A construção do equipamento começou em outubro de 2014 e foram investidos R$ 250 mil pelo governo paulista. A gestão municipal será responsável pela manutenção do equipamento e seleção dos beneficiários.

Pelo Programa SP Amigo do Idoso, outros 14 municípios já receberam o Centro de Convivência e 44 cidades possuem o Centro Dia do Idoso cujo foco de atendimento são os idosos semidependentes. No total, são 297 convênios em todo o Estado de São Paulo.

O Estado ainda possui uma rede de mais de 1.800 serviços socioassistenciais direcionados ao atendimento da população idosa e que são ofertados em diversos equipamentos, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Entidades Sociais. Essa rede atende, em média, 559 mil idosos por ano.

SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa foi criado como uma importante contribuição em direção a uma sociedade para todas as idades, com o objetivo de valorizar a pessoa idosa, visando à garantia e à defesa dos seus direitos.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Mais informações em www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br.

Secretaria de Desenvolvimento Social
Assessoria de Imprensa
(11) 2763-8323 / 8131