Alckmin entrega canalização de 1,3 mil metros do córrego Poá em Taboão da Serra

Obra vai beneficiar cerca de 80 mil moradores do município

sex, 29/11/2013 - 17h29 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 29 de novembro, a obra de canalização de 1,3 mil metros do córrego Poá, no município de Taboão da Serra, no trecho em que o córrego corre paralelo à rodovia Régis Bittencourt – entre a divisa de Taboão da Serra com Embu das Artes (altura da rua Carlos Marques Teixeira) e o piscinão Portuguesinha (altura da rua Santa Luzia).

O governador destacou a importância da obra. “Taboão da Serra está na Bacia do Pirajuçara e sempre sofreu muito com enchente. Isso melhorou muito com a construção de cinco piscinões e, agora, com a canalização do Córrego Poá”, afirmou Alckmin.

Iniciada em agosto de 2012, a obra foi realizada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e representou um investimento de R$ 13,7 milhões. A intervenção incluiu a instalação de gradis ao longo das margens do córrego e paisagismo com o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no trecho em que o mesmo corta o Condomínio Jardim Iolanda, com 260 metros de extensão.

O Córrego Poá é um dos principais afluentes do Córrego Pirajuçara e apresentava pouca capacidade de vazão, o que o tornava um foco permanente de inundações na época das chuvas. A prefeitura de Taboão da Serra registrou mais de 100 extravazamentos no período 2003-2012. O novo canal tem 8 metros de largura por 3 metros de profundidade e paredes em concreto armado e gabião, o que permitiu elevar a capacidade de vazão do córrego de 22 m³/s para 90 m³/s, beneficiando diretamente mais de 80 mil moradores de Taboão da Serra.

DAEE
(11) 3293-8508 / 8475