Alckmin entrega 1ª clínica estadual para dependentes de crack no interior

Com investimento de R$ 15,4 milhões e 76 leitos, serviço irá funcionar no complexo do Hospital das Clínicas da Botucatu

qui, 05/12/2013 - 16h38 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 5 de dezembro, a primeira clínica pública estadual destinada ao tratamento e reabilitação de dependentes químicos, especialmente de crack, no interior do Estado. Com 76 leitos, o serviço faz parte do complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

“Estamos entregando hoje essa clínica que é um verdadeiro hospital e vai ser modelo para todo o Brasil. Oferecerá atendimento clínico e conta, também, com uma semi-UTI para casos mais graves. Terá ainda atividades culturais, esportivas e adequação profissional, enfim, um tratamento completo para reinserção dos dependentes químicos”, explicou o governador. A Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 15,4 milhões na implantação da clínica de recuperação, que será referência de atendimento para os 68 municípios que compõem a região de Bauru.

Construída em uma área de 3,7 mil m², a clínica é dividida em sete blocos que, juntos, contam com 42 leitos destinados ao tratamento de pacientes do sexo masculino, 24 para pacientes do sexo feminino e 10 voltados ao processo de desintoxicação dos dependentes. O centro de reabilitação conta ainda com quadra poliesportiva coberta, espaço para ginástica e piscina.

Além do atendimento clínico, os pacientes internados na unidade também receberão acompanhamento com uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos, entre outros.

A nova unidade oferecerá ainda cursos profissionalizantes, como de garçom e confeiteiro, por exemplo, tanto para os dependentes em tratamento quanto para os seus familiares.

A clínica de reabilitação ficará sob gestão do HC local, responsável também pela contratação de recursos. Já o atendimento dos pacientes será feito via encaminhamento realizado pelas unidades de saúde municipais.

Atualmente, no interior, o Estado compra leitos para tratamento de dependência química em instituições como o Instituto Bairral, de Itapira.

Desde 2011 a Secretaria da Saúde entregou 678 novos leitos de enfermaria para atender aos dependentes de drogas nos casos em que há indicação clínica de internação, totalizando 1.160 vagas custeadas pelo tesouro estadual. Até o próximo ano o número de leitos deverá ultrapassar os 1,3 mil em todo o Estado.