Alckmin e presidente da Hungria conversam sobre política externa e gestão hídrica

A Hungria faz parte de um painel de alto nível criado em janeiro deste ano pela ONU, composto por 12 chefes de Estado, que discutem o tema hídrico

qui, 11/08/2016 - 12h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu na manhã desta quinta-feira, 11, o presidente da Hungria, János Áder, no Palácio dos Bandeirantes. Política externa húngara, gestão hídrica e outros assuntos relacionados à água foram os principais temas do encontro.

“São Paulo tem uma presença forte da comunidade húngara, 70% da população [de húngaros no Brasil] está em São Paulo”, comentou Alckmin. “A USP criou um curso de língua e cultura húngara na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas”, destacou o governador.

O presidente Áder falou sobre os objetivos da “Abertura para o Sul”, a nova estratégia de política externa húngara implementada em 2015. Por meio de investimentos e intercâmbio comercial, a Hungria quer dobrar os negócios com o Brasil até 2018.

Gestão e recursos hídricos também foi tema na reunião. A Hungria faz parte de um painel de alto nível composto por 12 chefes de Estado para discutir o setor “água”. O painel foi criado em janeiro deste ano pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban-Ki Moon, e pelo presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

“O presidente Áder é amigo de muitos anos do professor Benedito Braga, que é presidente do Conselho Mundial da Água. Eles estão desenvolvendo um trabalho de tratamento de água sem química, apenas por meio de ultravioleta”, comentou Alckmin.

“Além de estreitar laços, o encontro estabelece um canal importante no cumprimento da meta 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que ‘Garante disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos'”, afirma Ana Paula Fava, assessora especial para Assuntos Internacionais e coordenadora do Grupo Intersecretarial do Governo para implementação dos ODS em São Paulo. O Estado paulista é protagonista no Brasil em iniciativas rumo aos ODS que substituíram os Objetivos do Milênio (ODM) e foram definidos pela ONU em agosto do ano passado.

Durante a reunião, o governador Geraldo Alckmin ofereceu ao presidente Áder um quadro com as fotos da “Ponte Comunidade Húngara”, que fica no bairro do Piqueri, na capital paulista. Em contrapartida, o governador recebeu uma gravura da Ponte das Correntes de Budapeste.

Além de Ana Paula Fava, participaram do encontro o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, e a embaixadora Débora Barenboim. A delegação húngara contou com o embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, a diretora geral da Presidência, Maria Haszonicsné Ádám, a diretora de Imprensa Anita Altorjai, o diretor de Relações Internacionais, Laszlo Szoke, o ajudante de Campo Laszlo Szego, o cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsolt Maris, e o intérprete István Rakoczi.

Hungria em São Paulo

Cerca de 100 mil húngaros vivem no Brasil, 70% deles no Estado de São Paulo. Em abril do ano passado, o Consulado da Hungria foi aberto em São Paulo. Na mesma data, a USP iniciou um curso de extensão da língua e da cultura húngara.

Agenda do governador

Este é o terceiro encontro do governador Geraldo Alckmin com chefes de Estado internacionais em pouco mais de uma semana. Na última quarta-feira, 3, o governador recebeu a vice-premiê da China, Liu Yandong; no sábado, 6, foi a vez do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Armênia, Sergh Sargsyan, tem encontro marcado com o governador. Todos os encontros têm acontecido no Palácio dos Bandeirantes.

Conselho Mundial da Água

Representantes de governos, academias, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais compõem o Conselho Mundial da Água. Marselha, na França, é a sede permanente do conselho formado por 36 governadores. Atualmente, além do presidente Benedito Braga, 45 membros do Conselho Mundial da Água são brasileiros.