Alckmin distribui kits de projeção a municípios que não têm salas de cinema

Assentamentos rurais, quilombos e entidades também receberão o equipamento para ser usado em espaços públicos

qua, 16/04/2014 - 17h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta quarta-feira, 16, 150 kits de projeção a municípios paulistas que não têm salas oficiais de cinema e 18 para assentamentos rurais, quilombos e entidades. Composto por projetor, tela, aparelho de DVD, mesa e caixas de som, o equipamento poderá ser usado em espaços públicos, como bibliotecas e escolas. O investimento é de R$ 2 milhões.

“Hoje é um dia muito feliz, pois temos como parceiros as prefeituras, os assentados e os quilombolas. E também porque estamos descentralizando a cultura, levando-a a todo nosso Estado, ao encontro das pessoas, dos municípios e da área rural”, disse o governador.

O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição de Filmes existe desde 2010 e já beneficiou 140 municípios no interior e no litoral. Com esta nova doação, o Governo totaliza 306 kits distribuídos e investimento de R$ 3,9 milhões no programa. A maior parte das cidades atendidas tem menos de 50 mil habitantes.

Além da ausência de sala de cinema, outro critério de escolha é a apresentação de um plano de uso dos equipamentos por parte do município. Cada cidade é responsável pela operação do programa e deve garantir a realização de sessões inteiramente gratuitas. As prefeituras também devem providenciar espaço para as sessões, que também podem ser itinerantes. Auditórios, bibliotecas, escolas, praças e até plenário de câmaras municipais têm sido usados como locais de exibição pelas cidades que participam do projeto.

Pontos MIS

Os municípios que receberão os novos Kits Cinema também podem aderir ao programa Pontos MIS, passando a contar com a assistência do Museu da Imagem e do Som de São Paulo para compor a programação de filmes e atividades associadas, como oficinas e palestras. Os programas do MIS normalmente oferecem um longa e um curta-metragem, mesclando cinema nacional e estrangeiro, animações, ficções e documentários.

O projeto também busca incentivar a produção local de filmes por meio da seleção de realizadores que participam de cursos e ganham assistência do MIS na edição de curtas.

Em 2013, os 140 Pontos MIS em funcionamento em 130 municípios paulistas atenderam um público de 200 mil pessoas.

Investimento

Promover a circulação de obras cinematográficas de qualidade, levando equipamentos e profissionais especializados para o maior número de pessoas faz parte da política de incentivo desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura.

Com o objetivo de fortalecer o mercado de audiovisual em São Paulo e proporcionar o acesso a produtos culturais de qualidade para públicos de diversas regiões do Estado e do país, esta cadeia tem início no apoio a criação, produção, difusão e circulação de novos títulos. Para isso, a Secretaria fomenta projetos por meio de ações como ProAC Editais e ICMS, Programa de Fomento ao Cinema Paulista e Prêmio Estímulo ao Curta Metragem, que podem ser acessados por qualquer artista ou produtor cultural do Estado.

Também faz parte desse conjunto de ações o patrocínio à circulação de festivais de cinema, como É Tudo Verdade, Festival de Cinema Latino-Americano, Mostra Internacional de Cinema e outros.

Para mais informações acesse o site oficial da Secretaria de Estado da Cultura.

– Confira a lista de municípios, assentamentos, quilombos e entidades beneficiados com os Kits Cinema

Secretaria da Cultura
(11) 2627-8166 / 8162