Alckmin desonera setor de biotecnologia farmacêutica e atrai R$ 739 milhões em investimento para Valinhos

Decreto beneficia fabricação e desenvolvimento de biomedicamentos e atrai acionistas da Bionovis, empresa que responde por 33% do mercado farmacêutico brasileiro

ter, 24/03/2015 - 18h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou na tarde desta terça-feira, 24, decreto que desonera empresas do setor de biofármacos na aquisição de máquinas e equipamentos destinados ao ativo imobilizado de suas plantas, por meio da suspensão do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na importação de bens, sem similar nacional, e do diferimento desse imposto na aquisição de bens de fabricante localizado neste Estado.

Com a medida, o grupo Bionovis, joint-venture de quatro laboratórios, que respondem por 33% do mercado farmacêutico brasileiro, anunciou, durante o evento no Palácio dos Bandeirantes, que vai investir R$ 739 milhões em uma fábrica de biotecnologia farmacêutica em Valinhos (SP). A medida significa um grande avanço no desenvolvimento, principalmente para toda Região Metropolitana de Campinas. A Investe São Paulo apoiou a empresa na solicitação do incentivo junto à Secretaria da Fazenda e na busca de espaço para a implantação de unidade industrial.

“Estamos recebendo uma grande empresa, que vai fazer toda a diferença. O Brasil vai dar um passo essencial na indústria farmacêutica em benefício da população. A Bionovis está na vanguarda da inovação, da pesquisa e do conhecimento de biofármacos de grande necessidade, como os oncológicos, reumatológicos e neurológicos”, disse Alckmin, que destacou também a localização estratégica de Valinhos, com infraestrutura de logística e de recursos humanos, próximo de universidades, Etecs e Fatecs.

A planta da Bionovis irá produzir medicamentos biológicos de alta complexidade voltados, sobretudo, para o tratamento de doenças autoimunes, diversos tipos de câncer, doenças inflamatórias do sistema gástrico e doenças neurodegenerativas. Também está prevista a construção de uma central de distribuição de medicamentos. A maior parte deles será vendida para o SUS.

“Além da geração de empregos de alta qualificação, a implantação da Bionovis em Valinhos permitirá o estabelecimento de parcerias com universidades e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), promovendo pesquisa e desenvolvimento, incentivando a inovação e incrementando ainda mais a economia do Estado, que já é líder na produção de medicamentos”, disse o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França.

A expectativa é que a nova planta comece a operar em agosto de 2017, com 150 funcionários. A partir daí, serão produzidos aproximadamente 180 mil unidades de medicamentos por mês. Entre eles estão o etanercept, o adalimumab e o infliximab, utilizados no tratamento de artrite reumatoide e psoríase, por exemplo, o rituximab, utilizado no tratamento de linfomas e artrite reumatoide, o trastuzumab, utilizado para o tratamento de câncer de mama, o bevacizumab, utilizado no tratamento de câncer colo-retal, o cetuximab, utilizado no tratamento de câncer de cabeça e pescoço e colo-retal e o interferon beta, utilizado no tratamento da esclerose múltipla.

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, reforçou o trabalho feito pela agência, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, nessa conquista. “Mostramos às empresas do setor de biotecnologia farmacêutica que o Estado de São Paulo oferece o maior mercado consumidor, a melhor oferta de capital humano e a mais preparada logística para a distribuição dos medicamentos. Com esse incentivo esperamos trazer mais empresas para o Estado”, ressaltou Quirós.

“Encontramos na cidade de Valinhos todas as condições necessárias para a implantação da Bionovis. Sobretudo um imóvel pronto para a instalação imediata das unidades de administração, produção, almoxarifado e laboratórios de controle e garantia de qualidade, o que contribui para avançarmos rapidamente com a construção e cumprir nossos compromissos com nossos parceiros e órgãos do Governo Federal. Foi relevante para a nossa decisão a agilidade e profissionalismo dos órgãos do Governo e Prefeitura em atender as demandas inerentes ao projeto da Bionovis”, afirma o presidente da empresa, Odnir Finotti.

Sobre a Bionovis

Joint-venture igualitária entre os laboratórios Aché, EMS, Hypermarcas e União Química, a Bionovis foi criada em março de 2012. As quatro empresas juntas possuem 33% do mercado brasileiro em volume e 27,5% em valor.

Com o empreendimento em Valinhos, a empresa pretende ser a primeira brasileira a produzir biofármacos de alta complexidade e se tornar a maior empresa de base biotecnológica latino-americana, geradora de inovação e exportadora de produtos e tecnologia.

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou investir na expansão dos seus empreendimentos. A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

Estão ainda entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios e disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de investimentos. Para mais informações, acesse o site da Investe São Paulo.

Investe São Paulo
(11) 3100-0332 / 0331 / 0307