Alckmin dá posse a 288 agentes de telecomunicações da Polícia Civil

Com o ingresso dos novos agentes, o Governo de São Paulo chega a um total de 1.301 novos policiais empossados somente em 2012

qua, 03/10/2012 - 14h23 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu posse nesta quarta-feira, 3, a 288 agentes de telecomunicações de 3ª classe da Polícia. Os novos agentes foram classificados durante seleção em concurso público autorizado pelo Governo do Estado em 27 de setembro do ano passado.

Com o ingresso dos novos funcionários, o Governo de São Paulo chega a um total de 1.301 novos policiais empossados somente em 2012. No total, tiveram ingresso na Polícia Civil paulista 200 delegados, 568 investigadores e 245 escrivães.

“São 288 policiais civis, agentes de telecomunicações, é um reforço, energia nova, time novo em um concurso extremamente concorrido. Tivemos 83 mil inscritos, mostrando que é um pessoal muito preparado. Agora, começam a fazer a Academia de Polícia e em 90 dias estarão nas delegacias, nos distritos policias, trabalhando”, ressaltou Alckmin.

Agora os policiais civis partem para o curso de formação na Acadepol (Academia de Polícia Civil), que tem duração de três meses. Depois de concluído, os agentes de telecomunicações estarão formados e seguirão para um estágio probatório de três anos nas unidades policiais.

Durante o estágio, a cada seis meses, os novos policiais devem encaminhar relatórios de suas atividades para serem analisados pela Corregedoria da Polícia Civil.

Os novos policiais serão designados para unidades de todo o Estado, de acordo com sua classificação na Academia e da necessidade de cada região.

“Agente de telecomunicações num mundo que é de TI, de informação, é fundamental. Essa é a profissão mais importante pra ganhar tempo, eficiência, com a delegacia eletrônica, o BO eletrônico, a integração de sistemas, rapidez e inteligência policial para facilitar a vida das pessoas e combater de forma eficaz o crime”, concluiu o governador.

Mais policiais

Em agosto, 200 delegados de polícia tomaram posse no Palácio dos Bandeirantes. Os novos policiais civis serão destinados a todas as regiões do Estado e se juntarão aos mais de 3 mil delegados já existentes. Além disso, em maio deste ano, a Polícia Civil formou 568 investigadores e 245 escrivães, que irão atuar na Grande São Paulo, Litoral e todas as regiões do Interior.

A Polícia Militar também foi reforçada. Em junho, a corporação ganhou 920 novos soldados de 2ª classe, que atuarão no policiamento ostensivo em todo o Estado.

Além disso, o Estado de São Paulo recebeu um reforço de 2.069 policiais militares no policiamento preventivo e ostensivo. A mudança foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin, no final do mês passado. Esta é a primeira etapa de um amplo plano de reformulação da PM.

Esses PMs saem de áreas administrativas da corporação para atuar diretamente nas ruas. A meta do Comando Geral da Polícia Militar é, até o final do ano, colocar 7 mil homens nas ruas – incluídos os que foram remanejados.

Concursos

Estão em andamento os concursos para desenhista (7 vagas) e médico legista (44 vagas). Também já foram aprovados pelo governador os concursos públicos para atendente de necrotério, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, auxiliar de necropsia, perito criminal e agente policial. Serão preenchidas ainda vagas remanescentes de escrivães e investigadores.

Aumento salarial

Neste mês, os policiais civis, militares e científicos receberão um aumento de 11% no salário base. O reajuste se trata da segunda parcela do aumento concedido em outubro do ano passado. Na ocasião, foi aplicado um reajuste de 15% no salário dos policiais, retroativo a 1º de julho de 2011. Agora, com o aumento de mais 11% referente ao dia 1º de agosto, o total do acréscimo chega a 27,7%.

Serão beneficiadas 13 categorias da Polícia Civil e da Polícia Científica, como médicos legistas, peritos criminais e atendentes de necrotério, além de policiais militares.

O reajuste foi aprovado na Assembleia Legislativa por meio dos Projetos de Leis Complementares: 47 e 1.154 e acontece num momento favorável às polícias.

Reestruturação

Em outubro do ano passado, as polícias também passaram por uma reestruturação. Na Polícia Civil, a 4ª classe foi extinta, houve a criação de 20 vagas para delegado de classe especial, promoção automática – os policiais serão promovidos à 2ª classe ao completarem 15 anos de serviço, e à 1ª classe, quando tiverem 25 anos de carreira. Também poderão ser promovidos antes, por mérito. Além da extensão da Gratificação de Acúmulo de Titularidade (GAT) aos delegados que comandam mais de uma delegacia, não só no interior, mas também na capital e Grande São Paulo.

Na Polícia Militar, foram estabelecidas regras para que os oficiais recebam promoções de posto ao se aposentarem. Antes, apenas os praças tinham esse direito. Outra mudança, também na aposentadoria, foi a preterição; os policiais que completarem o tempo de trabalho – 62 anos de idade ou 30 anos de carreira – e não conseguirem avançar na hierarquia da corporação serão aposentados compulsoriamente.

Da Secretaria da Segurança Pública