Alckmin dá início às obras de novo trecho do Corredor Metropolitano Noroeste, em Americana

Empreendimento estenderá o corredor que começa em Campinas até Nova Odessa, Americana e Sta. Bárbara D´Oeste, com previsão de atender a 220 mil usuários/dia

sáb, 28/12/2013 - 16h18 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu início neste sábado, 28, às obras do trecho do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares (Noroeste), que ligará os municípios de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, é de R$ 145 milhões. A licitação para a construção desta etapa, que terá a coordenação da EMTU//SP, foi vencida pela empresa Estacon Infraestrutura S/A. “Com o corredor exclusivo, a viagem Santa Bárbara-Campinas, que leva 75 minutos, diminuirá 15 minutos, baixando para 60 minutos”, disse o governador.

O trecho de 24,3km ligará os três municípios com 13,6km de faixas exclusivas para ônibus e 10,7km de adequações e melhoramentos no viário existente. As obras incluem a construção de dois novos terminais (Americana e Santa Bárbara D’Oeste); a construção de três novas estações de transferência (São Paulo, em Santa Bárbara D´Oeste; Amizade, na Divisa Americana/Santa Bárbara D´Oeste e Nova Odessa) e a reforma geral do Terminal de Nova Odessa. “O corredor é rápido porque [nele] só anda ônibus; tira o ônibus da Anhanguera e facilita a vida de toda a região”, afirmou Alckmin.

Está prevista também a construção do Complexo Viário Jean Nicolini, em Nova Odessa, e a Transposição do Córrego Mollon, em Santa Bárbara D´Oeste. A nova etapa do Corredor terá ciclovia ao longo da Avenida Ampélio Gazeta, em Nova Odessa, e na Avenida Europa, em Americana. As demais ciclovias serão integradas aos projetos das administrações municipais para a modalidade. Em todos os terminais do corredor estarão disponíveis bicicletários e paraciclos nas Estações de Transferência.

Os terminais, estações de transferência e estações de embarque / desembarque serão totalmente acessíveis, com a instalação de piso podotátil, rampas e corrimãos. A conclusão das obras está prevista para dezembro de 2014.

Benefícios

A nova fase do empreendimento terá faixas exclusivas que vão melhorar a regularidade do serviço e o padrão de conforto. Estão previstos também a criação de novos serviços de atendimento expressos e semi-expressos. Além disso, será possível a integração das redes metropolitana e municipais, aumentando o controle/fiscalização da prestação de serviço, melhorando a informação e comunicação com os passageiros.

Quando estiver operando em sua extensão total de 47,4Km, o Corredor Metropolitano Biléo Soares vai proporcionar redução média de 15 minutos no tempo de viagem entre os municípios, passando dos atuais 75 minutos para 60 minutos.

Os ônibus que circulam no corredor terão um ganho de 17% na velocidade média comercial – circularão a 25km/h ao invés dos atuais 21,4km/h. Serão beneficiados diretamente 220 mil usuários. Os benefícios, porém, se estenderão aos três milhões de habitantes dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas, que representam 7% da população do Estado de São Paulo.

Obras complementares

Além do eixo Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara, o Corredor Metropolitano Biléo Soares terá as seguintes obras adicionais no trecho Sumaré – Hortolândia – Campinas, em uma extensão de 3,7km: prolongamento da Av. Olívio Franceschini (Hortolândia); Estação de Transferência Km 110 da Rod. Anhanguera (Sumaré); Parada III da Av. Lix da Cunha (Campinas); Terminal Metropolitano Sumaré; Terminal Metropolitano Rosolém (Hortolândia); Estação de Transferência Pinheiros (Hortolândia); Estação Transferência Peron (Hortolândia).

Estas obras estão em fase de desenvolvimento de projetos e têm previsão de início no primeiro trimestre de 2014. A conclusão está prevista para dezembro de 2014.

Em um trecho de 5,5km entre Sumaré e Hortolândia também estão previstas obras que contribuirão para redistribuir 60% da demanda de veículos do eixo da Via Anhanguera, aliviando o tráfego na região: revitalização da Av. Rebouças, incluindo nova iluminação e implantação de ciclovia; ligação das avenidas Rebouças e Olívio Franceschini; sete pontes; viaduto estaiado sobre a linha férrea e o Ribeirão Quilombo. O início das obras está previsto para maio de 2014 e a previsão de conclusão é o segundo semestre de 2015.

Obras concluídas

As obras já realizadas no trecho Campinas-Sumaré proporcionam aos 2,5 milhões de habitantes do eixo Noroeste da Região Metropolitana de Campinas um transporte público com acessibilidade, rapidez e conforto.

Obras como o Corredor da Avenida Lix da Cunha (com 3km de pista segregada), as Estações de Transferência (Americana e Anhanguera) e os terminais construídos (Campinas e Hortolândia) representam um ganho qualitativo na mobilidade dos usuários. Só no Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira, em Campinas, circulam 100 mil usuários/dia em 32 linhas intermunicipais e 15 municipais. A ampliação da Lix da Cunha e as Estações de Transferência melhoraram significativamente esta que é a principal ligação entre o eixo noroeste de Campinas e a rodovia Anhanguera.

A passagem inferior para pedestres que liga o Terminal Metropolitano de Campinas a bairros centrais beneficia diariamente 18 mil pessoas, fazendo com que a população tenha um ganho de tempo diário significativo em seu deslocamento. Outras obras merecem destaque: Terminal Metropolitano de Hortolândia e Estação de Transferência de Americana, reforma do terminal Monte Mor, construção do viaduto sobre a linha férrea ALL e pontos de parada com total acessibilidade em Sumaré, duplicação de viário e 5 km de ciclovias em Hortolândia, além dos bicicletários em Hortolândia e Americana.

EMTU/SP na Região Metropolitana de Campinas

A RMC é atendida por 159 linhas de ônibus intermunicipais que transportam uma média diária de 182 mil passageiros. Nos últimos 12 meses foram transportados, em toda a região, 4,6 milhões de passageiros. Neste mesmo período os ônibus percorreram cinco milhões de quilômetros.

Assessoria de Imprensa
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

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