Alckmin dá início à construção das alças viárias que ligarão Nova Radial Leste à Avenida Jacu Pêssego

Obras fazem parte da segunda etapa do Complexo Viário Polo Itaquera; intervenções estão previstas para serem concluídas em março de 2014

qui, 11/04/2013 - 17h45 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin iniciou nesta quinta-feira, 11, as obras das alças viárias que farão a ligação entre a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a Avenida Jacu Pêssego, em Itaquera. As intervenções fazem parte da segunda etapa do Complexo Viário Polo Itaquera, cuja primeira fase teve início em setembro de 2012, com as obras do Sistema Viário da Avenida Radial Leste ao futuro Polo Institucional de Itaquera.

Nessa segunda etapa do complexo, serão investidos R$ 61,4 milhões. As obras foram contratadas pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A com R$ 16,3 milhões de desconto para os cofres públicos. O valor de referência da licitação foi de R$ 77,7 milhões. As intervenções estão previstas para serem concluídas em março de 2014.

“Demos início à construção dos acessos da Nova Radial com a Jacu Pêssego, uma obra importante para a região porque vai melhorar o acesso das vias”, ressaltou Alckmin. “Todas as obras estão dentro do cronograma e ficarão prontas até março do ano que vem”, completou.

A Radial e a Jacu Pêssego são os dois principais eixos viários do extremo Leste de São Paulo. A ligação entre as vias facilitará o acesso da região à Marginal Tietê, Rodovia Ayrton Senna e Rodoanel. Serão construídos dois viadutos ligando as duas avenidas e um pontilhão sobre o Rio Verde para passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella. Além disso, serão realizadas adequações viárias para acesso aos viadutos e ao novo estádio do Corinthians.

As alças criarão uma alternativa à Avenida Radial Leste, melhorando o tráfego na região e o acesso ao bairro. Além disso, durante os jogos da Copa do Mundo 2014, o conjunto de viadutos melhorará a locomoção dos torcedores que passam pela região.

Nova passarela

Para a segunda etapa das obras também está prevista a construção de uma passarela que fará a ligação da região norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges. A travessia para pedestres facilitará a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional Itaquera. Além da Arena, Itaquera receberá uma série de outros equipamentos públicos, como fórum, unidades da Fatec, da Etec, do Senai, um Centro de Convenções e polo tecnológico.

Complexo Viário Polo Itaquera

O Complexo Viário Polo Itaquera trará muitos benefícios para o bairro, beneficiando diretamente os cerca de 2,4 milhões de habitantes do extremo Leste da cidade e os 5 milhões de moradores da região Leste. Além de melhorar a acessibilidade, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.

O empreendimento teve início em setembro de 2012, com as obras de Integração do Sistema Viário da Avenida Radial Leste ao Futuro Polo Institucional de Itaquera. Esta primeira etapa, que deve ser concluída em março de 2014, foi contratada por R$ 257,7 milhões. O desconto conquistado pela DERSA nesta licitação foi de 97,8 milhões. O valor de referência do edital foi de R$ 355,5 milhões.

São realizadas as seguintes obras e serviços na primeira etapa: nova avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury; adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).

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