Alckmin dá início à construção da oficina de trens da Linha 5-Lilás do Metrô

O novo pátio contará com 28 edificações que vão abrigar oficinas de material rodante e sistemas eletromecânicos

qua, 09/01/2013 - 15h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu início nesta quarta-feira, 9, à construção das fundações do Bloco A, edifício que vai abrigar a oficina de manutenção dos trens da Linha 5-Lilás, no futuro pátio de manutenção e estacionamento de trens Guido Caloi.

“Hoje é um dia importante aqui nas obras da Linha 5-Lilás do Metrô e esse será o segundo maior pátio de manobras, só menor do que o de Itaquera”, ressaltou o governador. “A obra está em ritmo acelerado: estamos com 22 frentes de trabalho e 3.500 funcionários trabalhando. Nós entregaremos a estação Adolfo Pinheiro este ano, já as outras 10 estações devem ser em 2015, mas estamos tentando antecipar o máximo possível”, completou.

O bloco A terá 16.135 m2 de área construída e serão necessárias 648 estacas para estruturar a fundação total desse edifício. Quando concluído, esse bloco poderá receber simultaneamente oito trens para manutenção pesada e mais oito trens para manutenção simples. O futuro pátio Guido Caloi vai ter oficinas de material rodante, sistemas eletromecânicos e áreas administrativas, que estarão divididas em 28 blocos. Também terá uma alça de acesso (logo após a estação Adolfo Pinheiro), 5.650 metros de vias e capacidade para estacionar 26 trens, podendo receber futuramente mais 24 composições.

A área total do pátio é superior a 176 mil m2, o equivalente à área de 25 campos oficiais de futebol (65mx108m). A previsão é que o novo pátio seja entregue em 2015 e o valor total da obra é de cerca de R$ 297 milhões. Até o momento, já foram realizados 95% do total do terraplenagem necessária para a instalação do pátio e, em paralelo, ocorre a preparação do terreno para dar início às fundações de mais três blocos. O total da área a ser edificada será de 43.000 m².

Fábricas de Anéis de Concreto

Simultaneamente, também em área no pátio Guido Caloi, estão sendo implantadas duas fábricas de anéis de concreto para os três shields (dois “tatuzões” e um “megatatuzão”) que vão construir os túneis da expansão da Linha 5-Lilás.

Essas instalações serão linhas de produção dos anéis de concreto para abastecerem os “tatuzões”. À medida que os shields forem escavando os túneis da Linha 5 – Lilás, já instalarão, na sequência imediata, os anéis de revestimento de concreto, deixando os túneis totalmente prontos para a montagem dos trilhos e sistemas de alimentação elétrica (por rede aérea), sinalização e telecomunicações.

Uma das fábricas terá seus equipamentos importados da Alemanha e a previsão é que no próximo dia 10 o maquinário chegue ao porto de Santos. A conclusão da fábrica ocorrerá em março deste ano. A segunda fábrica aguarda a chegada de peças vindas da França para o final deste mês. A conclusão desta fábrica está prevista para o dia 30 de abril.

Os dois “tatuzões” serão utilizados para construir dois túneis paralelos de 6,9m de diâmetro, em trecho que começa cerca de 200m após a estação Adolfo Pinheiro, no poço de serviço Conde de Itu, e termina no poço da avenida Bandeirantes. E o “megatatuzão”, com 10,5m de diâmetro, que já está pronto, irá construir um túnel duplo que terá início no poço de serviço da Avenida Bandeirantes, prosseguindo até após a estação Chácara Klabin, no poço Dionísio Costa.

Importância do prolongamento da Linha 5-Lilás

A expansão da Linha 5-Lilás, entre o Largo Treze, em Santo Amaro, e Chácara Klabin, terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). Com esse prolongamento, previsto para ser concluído em 2015, a Linha 5-Lilás passará a funcionar do Capão Redondo à Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações. A previsão de demanda diária para a linha completa (Capão Redondo-Chácara Klabin) é de cerca de 771 mil passageiros.

Já em 2015, com a conclusão do trecho Adolfo Pinheiro-Chácara Klabin, a Linha 5-Lilás estará integrada às linhas metroviárias 1-Azul (na estação Santa Cruz), 2-Verde (na estação Chácara Klabin), 17-Ouro (na estação Campo Belo) e 9-Esmeralda da CPTM (integração já existente na estação Santo Amaro). Pela integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, a Linha 5 do Metrô amplia seu atendimento às regiões de Interlagos, Grajaú e Varginha. Também através da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), os usuários da Linha 5-Lilas podem acessar a região do rio Pinheiros e a Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz), na estação Pinheiros.

A integração da Linha 5-Lilás com a Linha 17-Ouro (Congonhas-Morumbi-Jabaquara, já em construção, em sistema monotrilho) propiciará uma maior articulação de todas as linhas metroferroviárias das regiões Sul e Sudoeste e oferecerá maior acessibilidade entre essas regiões e o aeroporto de Congonhas.

26 novos trens

A Linha 5-Lilás, que funciona atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze com 8 trens, terá 26 novas composições acrescidas à frota. O fornecimento dos novos trens, já contratado, ocorrerá dentro do período de 40 meses. Os novos 26 trens serão construídos pela empresa espanhola CAF, com fábrica na cidade paulista de Hortolândia, no valor de R$ 615.103.680,10.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô